sábado, 15 de junho de 2013

criação de cordel

http://educarparacrescer.abril.com.br/cordel/

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Mhttp://www.projetospedagogicosdinamicos.com/cordel.htm
http://www.http://www.paulus.com.br/institucional/index.php?option=com_educacao&controller=pedagogico&view=educacao_detalhes&task=pedagogico_detalhes&id_pedagogico=20camarabrasileira.com/cordel03.htm
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/cordel.htm

http://literaturadecordel.vilabol.uol.com.br/prece.htm


http://zuilamadeira.arteblog.com.br/234821/PROJETO-PRIMEIROS-CORDEIS/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel


http://sites.google.com/site/projetosereflexoes/home/projetos-pedaggicos/literatura-de-cordel


http://www.tg3.com.br/cordel/


http://www.edukbr.com.br/celeirodeprojetos/cordel.asp



http://sites.google.com/site/projetosereflexoes/home/projetos-pedaggicos/cordel-leitura-e-escrita


Atividades - Cordel
 

1. Apresentar aos alunos alguns folhetos de Literatura de Cordel e fazer a leitura, em grupos ou alternada.
2. Pesquisar a origem e os aspectos históricos da Literatura de Cordel.
3. Fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam.
4. Propor aos alunos que tentem expressar um tema qualquer na forma de versos.
5. Escolher e listar temas de interesse do grupo e organizar a turma em equipes para a elaboração de folhetos de cordel sobre cada um.
6. Trocar a lista de temas com a escola parceira de modo que outras equipes se formem para trabalhar os mesmos assuntos.
7. Iniciar em cada escola os folhetos relativos a cada tema e trocá-los com a parceira para que sejam finalizados.
8. Elaborar as capas dos folhetos, tentando manter o mesmo padrão artístico da Literatura de Cordel, a xilogravura.
9. Montar a diagramação da feira virtual, imitando a disposição tradicional das feiras nordestinas.
10. Enviar o material para exposição no site do Celeiro ou enviar o endereço do link caso o trabalho possa ser realizado pela própria escola.
11. Organizar uma exposição dos trabalhos na própria escola.
Dicas para os professores

1. As aulas de Língua Portuguesa podem aproveitar o tema para trabalhar o uso dos substantivos, adjetivos, conectivos, preposições e interjeições no enriquecimento do texto, além de estimular a produção de registros das atividades e das pesquisas sobre o tema.
2. Em História e Geografia é possível fazer um levantamento dos aspectos históricos, geográficos e sociais da região nordestina, além da seleção e discussão de assuntos históricos, políticos, sociais e econômicos para serem abordados nos folhetos.
3. As áreas de Ciências e Matemática podem fornecer temas para serem tratados na forma de versos de cordel.
4. Nas aulas de Educação Artística é possível conhecer a técnica da xilogravura e preparar as capas dos folhetos. Caso não seja possível fazê-las com a própria xilogravura, as alternativas seriam o desenho em relevo com barbante para decalcar ou o uso de bandejas de isopor (daquelas de alimentos) no lugar das placas de madeira. 
Atividades Extras

Visitar uma feira popular para procurar os folhetos e conhecer outros aspectos da cultura nordestina.



Um projeto com o gênero cordel pode ser uma boa oportunidade de a escola ter um encontro com a experiência cultural que emana desta literatura e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens — verbal oral, verbal escrita, musical, gráfica etc.— e quanto aos diversificados temas que aborda.
Assim o projeto pode colocar “na ordem do dia” uma literatura, geralmente, relegada a segundo plano nos materiais didáticos e no cotidiano da escola, para que se possa conhecer, valorizar e respeitar a multiculturalidade própria de nosso país e os significados de coletividade e experiência comunitária presentes na produção do cordel.
Além disso, é bem interessante discutir com os alunos como a literatura de cordel, até por sobrevivência, acaba por incorporar inovações da indústria cultural, o que a torna mais rica e diversificada do que já é.
Objetivos
• Ampliar o repertório textual dos alunos no que se refere ao cordel.
• Conhecer as características temáticas, composicionais e estilísticas do gênero cordel.
• Desenvolver a habilidade de acompanhar com atenção e interesse obras lidas em voz alta por leitores ou cordelistas.
• Desenvolver a habilidade de ler em voz alta cordéis previamente preparados e de maneira expressiva.
• Pesquisar a literatura de cordel que faz parte do patrimônio local ou de pessoas da comunidade.
Produto Final
Feira de Cordel na escola.
Duração: um semestre, com aulas, previamente reservadas, para o projeto.
Desenvolvimento do Projeto
1-Discuta com os alunos os objetivos, etapas e produto final do projeto.
2- Inicie o projeto, propiciando que os alunos conheçam mais o gênero, a partir, por exemplo, do livro “Feira de versos: poemas de cordel”, fazendo leituras orais dos cordéis presentes no livro, pelo menos, dois de cada um dos autores. É desejável fazer mais de uma leitura de cada texto, para que se possa vivenciar o gênero de forma mais intensa.
3- Organize os alunos em grupos para que pesquisem outros cordéis, outros autores e socializem suas descobertas, em dia previamente estabelecido. Este material deve ser disponibilizado no dia da Feira de Cordel.
4 – Ajude os alunos a selecionarem alguns cordéis para que façam jogos dramáticos, especialmente as histórias que envolvem animais. Lembrar que a literatura de cordel foi a inspiradora de algumas peças de teatro, como “O auto da compadecida” de Ariano Suassuna e alguns trechos de “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.
5- Organize algumas “oficinas de produção textual” que podem ser:
a) textos de cordel pelos alunos, a partir de temas, composição e estilo próprios do gênero (ver material disponibilizado por César Obeid, no Encontro Presencial ou Orientação Técnica da CENP, em 27 e 28 de abril de 2006);
b) elaboração de paródias ou paráfrases pelos alunos, que são formas de diálogo com outros textos. Bons exemplos disso são: a letra de “Folia de Príncipe”, retomada por Chico César de “A mulher rendeira”; ou “Caso de vestido” de Carlos Drummond de Andrade que remete à versificação clássica do poema narrativo de cordel.
OBS.: todo este material produzido pelos alunos deve considerar os procedimentos de escrita: planejamento do para que/o quê e como se vai escrever, bem como as necessárias revisões até o texto final para publicação. As produções dos alunos devem ser guardadas, em sua versão final, para a exposição na Feira de Cordel (produto final)
6- Articule-se com o professor/professora de Arte, para que os alunos:
a) conheçam mais a ilustração típica dos folhetos de cordel que é a xilogravura, atentando para as condições sociais e históricas em que são produzidas, seu caráter fantasioso ou realista, a técnica do pirógrafo, seus traços dominantes, seus temas e formas, etc. Não deixe de chamar a atenção dos alunos para o fato de a xilogravura ter influenciado muito artistas plásticos, pelo país afora;
b) criem suas xilogravuras, para as histórias que produziram para a Feira de Cordel.
7- Marque dia e horário para os grupos de produção de cordel apresentarem seus textos, para o grupo-classe, como forma de preparação para a feira de Cordel. Distribua estas apresentações, de forma que não se tornem nem cansativas e, ao longo delas, vá discutindo com os alunos os aspectos gerais do gênero e os aspectos singulares das composições de cada um.
8- Organize algumas audições de músicas de artistas que tematizam a cultura popular, como Antônio Nóbrega, Alceu Valença, Zé Ramalho, Mestre Ambrósio.
9- Solicite que os alunos pesquisem na região os moradores que conhecem literatura de cordel ou até mesmo os cordelistas do lugar. Estas pessoas devem ser convidas a se apresentarem no dia marcado para a feira de Cordel. Se possível, gravem (em vídeo ou áudio) algumas apresentações, para que fiquem no acervo da biblioteca ou da escola, para serem utilizados em outras ocasiões. Esta é uma excelente oportunidade de trabalhar com a memória local.
10- O cartaz-convite para a Feira de Cordel pode ser feito em xilogravura e o convite pode ser em versos. Tudo bem coerente com o gênero cordel. Então, mãos à obra: organize os alunos para que os grupos se responsabilizem por uma ou outra produção, de forma que a criatividade esteja em alta e a divulgação da Feira seja garantida.
11- Os alunos devem envolver ainda outros professores, os pais e a comunidade, de forma a garantir que a FEIRA DE CORDEL seja bem diversificada, com:
- exposição de folhetos de cordel dos alunos e de autores locais ou consagrados;
- murais com textos sobre literatura de cordel e cordelistas;
- folheteiros vendendo suas produções;
- cantadores populares fazendo suas cantorias e desafios;
- exposição de xilogravuras;
- palestras e oficinas de criação de cordel;
- encenação de peças inspiradas ou adaptadas das histórias de cordel.


Atividade:
Apresentar aos alunos alguns modelos de poesia narrativa usamos em sala de aula A raposa e as bananas de José Francisco Borges do livro Balaio de idéias.  Porto Alegre, Projetos.
Na poesia a raposa faminta está procurando pegar um cacho de bananas e faz um esforço, parecido com a fábula A raposa e as uvas de Esopo.
Cordel – vamos iniciar a apresentação de textos de Cordel, um tipo de poesia popular, para depois escreverem suas próprias poesias.
Encaminhamento:
Realizar levantamento prévio com os alunos sobre o que seria uma poesia narrativa.
Apresentar os textos de cordel.
Analisar as capas, explorando as imagens, realizando a leitura da imagem e opinar sobre qual conteúdo determinado cordel apresenta.
Observação: nesta etapa os alunos vão se divertir, lendo as curiosidades que o texto apresenta, as narrativas, todas rimando no decorrer do texto, informações e quadrinhas.
Este é o início para aprender a ler e escrever cordel, sempre em função de determinados verbos e de sua linguagem própria.



Alunos fazem seus cordeis segunda-feira, 29 de setembro de 2008 19:35
O projeto de cordel continua com as atividades.
Os alunos foram á biblioteca, ouviram história classicas (O misterioso flautista e os ratos de Hamilin, Chapeuzinho Vermelho) contandas em cordel.
Em seguida colocaram as mãos na massa. Escolheram outras historias; classicas, contos, fabulas, etc... e recontaram em cordel.
Já estão também fazendo xilogravuras para ilustrar os seus trabalhos.
Vale destacar o interesse do aluno Osmar da 4ª série EJA, professora Almerinda que no começo achou estranha a proposta, mas que depois tomou gosto e nos surpreende a cada dia com um novo cordel. 
Parabéns Osmar!
abertura do projeto segunda-feira, 29 de setembro de 2008 19:25 Justificativasexta-feira, 18 de abril de 2008 20:14Especialmente neste ano, a Escola M.Profªa Leonilda Montandon recebeu vários alunos imigrantes do nordeste brasileiro que atraídos pelas expansão das usinas canavieiras tiveram na região uma oportunidade de trabalho e na escola a chance de dar continuidade nos estudos.Percebendo as peculiaridades destes alunos, na riqueza das relações estabelecidas com seus pares dentro da escola e contagiados pela paixão que o Nordestino tem por sua região surgiu a iniciativa de construção do Projeto Literatura de Cordel que possibilitará a integração destes,além do fato de funcionarem como divulgadoras da arte do cotidiano, das tradições populares e dos autores locais (lembre-se a vitalidade deste gênero ainda no nordeste do Brasil), a literatura de cordel é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a manutenção do folclore nacional.Acrescenta-se ainda a relevância do Projeto pelo fato das obras poderem ser lidas em sessões públicas e de ajudarem na disseminação de hábitos de leitura e na luta contra o analfabetismo;
A tipologia de assuntos que cobrem, crítica social e política e textos de opinião, elevam a literatura de cordel ao estandarte de obras de teor didático e educativo, justificando-se assim o presente projeto.Apresentaçãosexta-feira, 18 de abril de 2008 20:11A PALAVRA EN-CANTADA 
A professora Neuzi está coordenando o projeto "A palavra En-cantada", juntamente com todos os professores do período noturno. A proposta tem como objetivo principal o incentivo à leitura. Todas as atividades planejadas visam a melhoria da leitura e da escrita, a valorização da cultura popular, o desenvolvimento da interação entre alunos e professores, através do resgate da Literatura de Cordel. Num primeiro momento Neuzi reuniu-se com seus colegas professores, a direção e coordenação onde foi transmitida a idéia, feito o convite para a participação com adesão de todos e colhidas sugestões para enriquecê-la. Ficou definido que ainda neste mês de abril serão feitos os preparativos para o lançamento do projeto, inclusive um poema de cordel criado pela professora Neuzi. O mesmo será apresentado pela equipe, com o intuito de, através da prática, facilitar o entendimento do que é a literatura de cordel. 
Ó gente, esse projeto prometeNão perca as próximas informaçõesPorque com o cordel se diverteE enriquece multidões


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