segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Natal, Rio de Janeiro, Búzios - Por onde andei...

"Regressamos sempre aos velhos lugares aonde amamos a vida. E só então compreendemos que não voltarão jamais todas as coisas que nos foram queridas. O amor é simples, e o tempo devora as coisas simples."
José Eduardo Agualusa


NATAL, BÚZIOS, RIO DE JANEIRO...






Búzios




Opções não faltam em Búzios. Cada um escolhe o que prefere fazer,



o que pode incluir desde uma caminhada numa praia deserta







até um passeio de barco com uma galera animada.









Barquinhos de pescadores enfeitam a praia da Armação.








A estátua da musa Bardot garante boas fotos de recordação da cidade.


Para circular pela cidade nada melhor do que roupas de praia. Para quem esqueceu do biquíni não vão faltar lojas para escolher o modelo perfeito.

Mapa das praias de Búzios



ROTEIRO DAS PRAIAS DE A À Z

AMORES: fica ao lado da Ferradurinha. Tem acesso difícil. Para chegar lá é preciso ir caminhando ou de barco. É muito frequentada por casais, daí vem o nome.










ARMAÇÃO: acompanha a Rua das Pedras e a Orla Bardot. É a área do agito noturno, onde ficam os restaurantes e as lojinhas. Não é muito frequentada durante o dia por banhistas, mas na hora do por-do-sol a Armação ganha reflexos dourados com barcos emoldurando o cenário. (foto dos pescadores)




AZEDA: era a preferida de Brigitte Bardot. Suas águas têm um tom verde claro que convida ao mergulho. O acesso é por uma pequena rua estreita a partir da Praia dos Ossos ou de táxi marítimo. É bem concorrida para o espetáculo do pôr-do-sol.





AZEDINHA: cheia de pedras enormes e barcos que funcionam como bares. A praia é pequena, mas vive lotada. Fica logo depois da Azeda.

FERRADURINHA: fica ao lado de Geribá. Por uma trilha localizada nesta praia, chega-se à Praia dos Amores e às Poças das Tartarugas, com piscinas naturais.

FOCA: praia pequena e acolhedora. Não tem nenhuma infra-estrututa. É afastada da confusão e costuma ficar vazia, pois o acesso é difícil. Não há placas de sinalização para chegar lá. É preciso ter um mapa para acertar o trajeto. Em dia de mar agitado é muito perigosa por causa das pedras.




FORNO: prainha simpática cercada de rochedos. Dizem que suas areias avermelhadas contêm muito ferro e no alto verão ficam tão quentes que fica quase impossível conseguir pisar nelas.



GERIBÁ: é a praia preferida da galera. Tem muitos bares, restaurantes, casa lindas, hotéis charmosos, música de todo tipo e gente bonita desfilando para lá e para cá. Ideal para a prática de surfe.

GORDA: deserta e praticamente desconhecida. Tem acesso pela colônia de pescadores da Praia Rasa. Do seu lado direito tem um manguezal. A areia é amarelada e cheia de conchinhas. É perigosa para banho por ter pedras, mas algumas pessoas vão até lá para fazer caminhada.

JOÃO FERNANDO: é a praia mais procurada pelos argentinos. Dizem que no verão o idioma oficial é o espanhol.

JOÃO FERNANDINHO: é uma prainha menor, anexa a João Fernandes e perfeita para quem procura sossego.

JOSÉ GONÇALVES: praia virgem em área de proteção ambiental.



MANGUINHOS: tem águas tranquilas, mas venta bastante. Por isso, o windesurfe e o kitesurfe são praticados ali com frequência. Os moradores antigos da cidade têm casa em Manguinhos. Ultimamente, esse canto da cidade entrou na moda. Bons restaurantes abriram suas portas por lá.



OLHO DE BOI: praia de nudismo. Tem acesso difícil. É estreita e cheia de pedras ao redor.





OSSOS: é o ponto de partida dos táxis marítimos que vão às praias de João Fernandes, Azeda e Azedinha. É pequena, charmosa e cheia de pequenas casas.



RASA: é a primeira praia da cidade, fica bem na entrada de Búzios. É frequentada pelos praticantes de windsurfe e kitesurfe, pois venta muito.





TARTARUGA: com águas serenas e mornas, na maior parte do ano, é ideal para mergulho. Tem esse nome por ter sido usada para desova de tartarugas. As escunas de passeio costumam fazer uma parada ali para que os passageiros aproveitem as águas calmas para nadar.

VIRGENS: pequena praia de difícil acesso. Tem esse nome por ser quase intocada.


Cabo Frio



Arraial do Cabo







Natal - RN




PRAIA DOS GOLFINHOS






Pipa, a praia mais badalada do RN





Reza a lenda que há muito tempo atrás quando os portugueses vinham ao Brasil para extrair daqui a madeira do pau-brasil, atracavam suas embarcações no Chapadão e usavam como referência para se localizar a Pedra do Moleque que se assemelha a um barril de cachaça, também chamado de “pipa” em Portugal. Assim, essa antiga vila de pescadores foi batizada com o nome de Praia de Pipa.







Dunas compõe o cenário a caminho de Pipa.



Genipabú - praia mais bonita, na minha opinião



Os visitantes podem (e devem !!!) contratar um bugueiro e seu buggy para fazerem um passeio pelas dunas. O passeio passa pela Lagoa de Genipabu. É possível fazer a opção "com ou sem emoção" - o que significa o mesmo que rápido ou de vagar.


Para quem preferir, o tour pode ser feito de dromedário.
















Lembrança dos velhos tempos quando brincava assim na terra, nos morros perto de casa.
Que saudades!!!


JOÃO PESSOA-PB






Ver o pôr do sol ao som de saxofone tocando Ravel





O MEU RIO DE JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO...

“Cidade Maravilhosa cheia de encantos mil” (André Filho)



O Rio me adotou há muito tempo atrás.



Fui recebida de braços abertos pelo Cristo Redentor.



“Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara” (Tom Jobim)

Ele se ergue imponente nos seus trinta metros de altura sobre o Morro do Corcovado e abre os braços em cruz para abençoar a cidade a seus pés. Não foi aclamado ao acaso como uma das sete maravilhas do mundo.





O bondinho que parte do Cosme Velho conduz o visitante ao Cristo Redentor.













Que cartão postal! Baía de Guanabara com o Pão de Acúcar, ao fundo.

“Pão de Açúcar com umas arestas insuspeitadas” (Caetano Veloso)






Justiça seja feita, depois de subir de bondinho ao Morro da Urca e ao Pão de Açúcar você terá a prova definitiva de que o Rio é mesmo a cidade maravilhosa



Arcos da Lapa



A Lagoa Rodrigo de Freitas ganha uma enorme árvore de Natal todos os anos.


No Rio e em ótima companhia!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...