quinta-feira, 5 de março de 2015

Adquirindo habilidades necessárias para a construção de um texto argumentativo

.http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-opiniao-se-transformando-interpretacao.htm

Nesse sentido, uma boa dica é separar a sala em grupos e delegar com qual gênero este ou aquele grupo irá trabalhar. Assim, suponhamos que próximo à escola haja a necessidade de implantação de um quebra-molas, no sentido de ampliar a segurança dos pedestres que por ali trafegam. A criação de um abaixo-assinado endereçado ao órgão competente, como por exemplo, a Superintendência Municipal de Trânsito, representa uma boa pedida.
Outro grupo poderá ser autor de uma carta aberta à população, no sentido de manifestar a indignação de todos os participantes acerca da falta de segurança no bairro. Outra sugestão é que essa tenha um destinatário específico, tal como o Secretário de Segurança Pública, no intuito de reivindicar melhorias no tocante a esse aspecto.
Como se observa, o assunto pode ser amplamente aproveitado, posto que além de representar conteúdos importantes no tocante à produção textual, como é o caso do trabalho com os gêneros textuais, ainda possibilita a oportunidade de fazer referência acerca dos valores éticos e morais, que norteiam nossa conduta enquanto seres eminentemente sociais.

**********************************************************************************************************************************
A atividade do “Círculo de debates” é aconselhável para turmas grandes e de alunos enérgicos. Pode ser utilizada em qualquer disciplina, desde que haja um assunto que possa ser discutido.

Primeiramente, o professor divide a sala em grupos de, no máximo, cinco alunos. É importante colocar aqueles alunos que costumam ser esforçados separados dos que são mais dispersos em sala.

Um texto sobre o tema escolhido deve ser selecionado anteriormente pelo professor e indicado para que os alunos leiam na semana anterior ao debate.
No dia do debate os grupos deverão se reunir em círculos na sala e o professor anotará o nome dos integrantes de cada grupo (Grupo 1: Maria, João, Joaquim e Joana).

O círculo de debate funcionará da seguinte forma: o professor, aleatoriamente, escolherá um grupo, que fará uma pergunta sobre o texto para outro grupo. Independentemente de esse último grupo ter respondido, o que perguntou também terá que responder a pergunta feita.

Por exemplo: O tema é: Língua, escrita e fala. O professor elege ou sorteia um início: grupo 2 pergunta ao grupo 7.

O grupo 2 pergunta ao grupo 7: Qual a diferença entre língua e escrita? O grupo 7 responde: Língua é um fato social, é uma convenção de comunicação em uma sociedade. A escrita, da mesma forma, é social e há uma norma padrão que uma determinada comunidade deve seguir quando escreve. O professor passa a pergunta para o grupo 2 que deverá concordar, acrescentar ou discordar com a resposta dada pelo grupo 7. O grupo 2, acrescenta: A forma com que escolho escrever concorda com a linguagem almejada, a qual tem várias funções que varia de acordo com a intenção que o autor deseja passar ao seu leitor (o jornalista escreve em linguagem jornalística com o objetivo de passar a notícia, por exemplo).

Aos alunos que participaram da resposta do grupo 7, o professor marcará participação. Contudo, os alunos do grupo 7 que ainda não participaram ficarão a espera de uma próxima rodada de perguntas e respostas.

O professor deverá dispor de pelo menos duas aulas para que todos os alunos tenham oportunidade de interagir. Esta atividade envolve os alunos, incentiva-os a ler o texto (interpretar), a buscar outras informações sobre o tema, promove a interação entre os alunos e o respeito pelo colega (silêncio quando um colega fala). Além disso, o aluno ficará atento às perguntas e respostas, uma vez que a qualquer momento seu grupo pode ser acionado ou para responder ou para perguntar e responder.

Importante: O professor deve controlar o tempo de fala de cada grupo e também assinalar as contribuições de cada aluno. A nota será dividida por participação do grupo e individual. É fundamental que a resposta tenha embasamento no texto, o aluno pode até mesmo citar a página ou o subtítulo (se houver) referente à argumentação apresentada.

sugerimos para o debate alguns temas passíveis de uma frutífera discussão, haja vista que, por serem polêmicos, suscitam argumentos e contra-argumentos por parte de todos os participantes. Eis algumas das sugestões:
* Será que a mulher, hoje em dia inserida no meio social, já conquistou de forma plena o espaço dela?
* A redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos de idade, reduziria os altos índices de criminalidade praticada por menores infratores?
* Os jovens atualmente têm dificuldade de escolher um futuro profissional?
* O mundo moderno caminha para a sua própria destruição?
* Determinados programas de televisão contribuem realmente para o aprimoramento cultural dos telespectadores?
* Adolescentes com idade inferior a 16 anos possuem capacidade para dirigir, embora a lei aqui no Brasil não permita tal prática?
* Lei de cotas: benefício ou indução do próprio preconceito?
* Seria realmente necessária a construção de escolas públicas em tempo integral?
Esgotados todos os posicionamentos firmados pelos participantes, consistentes ou não, o educador deverá fazer algumas pontuações, entre elas, o fato de que em um texto de opinião devem prevalecer o uso da terceira pessoa do singular e a objetividade por parte do enunciador, haja vista que sentimentos, conversas com o leitor, conselhos individuais são atitudes tomadas que descaracterizam o texto em pauta. Portanto, cabe pontuar que os argumentos devem ser consistentes, pautados em fatos concretos, dados estatísticos, alusão a fatos históricos, enfim, informações não retiradas do além, do sobrenatural, mas sólidas, concretas.
Materializadas tais pontuações, é chegado o momento para a escrita do texto dissertativopropriamente dito. Dessa forma, como se trata de um conquistar de habilidades cujo investimento se apresenta como sendo em longo prazo, o educador poderá requisitar apenas dois parágrafos argumentativos, tendo como suporte as ideias antes discutidas no debate.

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-debate-conduzindo-escrita-texto-argumentativo.htm
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...