sábado, 22 de março de 2014

como fazer roteiro de filme ou teatro

http://pt.wikihow.com/Escrever-um-Roteiro-de-Filme

Criado por Sabrina L. Furtado, Ciccio Veronese, Rafael Bemerguy, Jack.aw
O mundo do cinema é muito, muito competitivo. Você deve ter a melhor ideia de todos os tempos para um filme, mas se seu roteiro não estiver formatado corretamente, existe uma grande chance de que ele nem mesmo será lido. Siga estes passos para maximizar as suas chances de ver seu roteiro na tela do cinema.
Método 1 de 3: Começando
1. Entenda o que um roteiro é. O roteiro, ou script, lista todos os elementos (áudio, vídeo, comportamento e diálogo) que são necessários para contar uma história através do cinema ou TV.
Um roteiro quase nunca é trabalho de uma única pessoa. Ao invés disso, ele passar por diversas revisões e reescritas, e é por fim interpretado pelos produtores, diretores e atores.
Cinema e TV são meios visuais. Isso significa que você precisa escrever seu roteiro de forma que ele abranja os aspectos audiovisuais da história. Concentre-se em escrever imagens e sons.
2. Leia os roteiros de alguns dos seus filmes favoritos. Encontre roteiros de filmes online e decida o que você gosta (e não gosta) neles. Pegue a ideia de como a ação é transmitida, o diálogo é escrito e os personagens crescem na trama.
3. Dê vida ao seu conceito. Presumindo que você já tenha uma ideia sobre o que quer escrever, esboce todos os detalhes necessários da trama, relacionamentos e traços de personalidade que irão guiar sua história. Quais elementos são mais importantes para o seu conceito? Como seus personagens interagem e por que? Qual o seu ponto maior? E onde há furos na trama? Escreva notas em relação a estes pontos em qualquer formato que você desejar.

Método 2 de 3: Escrevendo o Roteiro

Método 2 de 3: Escrevendo o Roteiro

  1. 1
    Resuma a sua história. Comece com um fluxo básico da sua narrativa. Concentre-se no conflito da história; o conflito gera drama.
    • Tenha em mente a duração. Quando estiver em formato de roteiro, cada página é cerca de um minuto de filme. A média de duração de um roteiro de duas horas é de 120 páginas. Os dramas devem ter cerca de 2 horas, comédias devem ser menores, cerca de uma hora e meia.
    • Além disso, tenha em mente que a menos que um escritor já seja conhecido, tenha conexões, ou tenha um patrocínio imenso, um roteiro longo não tem uma chance de verdade de ser escolhido. Se a história que você precisa contar não puder ser condensada em menos de duas horas de filme, é melhor transformar a história em um romance.
2. Escreva sua história em três atos. Os pilares do roteiro são os Três Atos. Cada ato pode operar independentemente e quando juntos fornecem o arco completo da história.
Ato Um: Aqui é a apresentação da história. Introduza o mundo e os personagens. Defina o tom da história (comédia, ação, romance, etc). Apresente o protagonista e comece a explorar o conflito que irá desenrolar a história. Assim que o protagonista for direcionado ao seu objetivo, o Ato Dois começa. Para os dramas, o Ato Um é normalmente composto de 30 páginas. Para comédias, 24 páginas.
Ato Dois: Este ato é a parte principal da história. O protagonista irá encontrar obstáculos no caminho da resolução do conflito. Sub-tramas são geralmente introduzidas no segundo ato. Por todo o segundo ato, o protagonista deve demonstrar sinais de mudança. Para dramas, o Ato Dois compreende geralmente 60 páginas. Para comédias, 48 páginas.
Ato Três: No terceiro ato, a história alcança sua resolução. O terceiro ato contém a reviravolta da história e termina com o confronto final do objetivo. Pela história já ter sido estabelecida no segundo ato, o terceiro ato é muito mais rápido e condensado. Para dramas, o Ato Três é tipicamente composto de 30 páginas. Para comédias, 24 páginas.

3. Adicione sequências. Sequências são partes da história que operam de certa forma independentemente do conflito principal. Elas têm um começo, um meio e um fim. Uma sequência normal irá durar de 10 a 15 páginas. Uma sequência costuma se focar em um personagem específico.

As sequências funcionam com uma tensão separada da história principal e geralmente afetam como a história principal irá se desenrolar.
4. Comece escrevendo cenas. Cenas são os eventos do seu filme. Elas acontecem em locais específicos e sempre levam a história para frente. Se uma cena não fizer isso, então ela deve ser removida do roteiro. As cenas que não tem propósito irão parecer falhas para o público e irão atrasar a história.

5. Comece a escrever o diálogo. Assim que você tiver as cenas, você terá os personagens interagindo. O diálogo pode ser uma das coisas mais difíceis de escrever. Cada personagem precisa ter sua própria voz plausível e distinta.
  • O diálogo realista não é necessariamente um bom diálogo. O diálogo deve estar focado em mover a história para frente e desenvolver os personagens. Você não deve se preocupar em tentar capturar a realidade com o diálogo, porque conversas realistas são geralmente chatas e sem vida.
  • Leia seu diálogo em voz alta. Ele parece hesitante, estereotipado, ou exagerado? Todos os seus personagens falam da mesma maneira.
6. Jogue fora o peso morto. Agora que todas as suas ideias estão no papel, procure pelos elos fracos, distrações, ou qualquer coisa que atrase. A história se desvia em algum ponto? Há detalhes desnecessários ou repetições? Você dá ao público crédito o suficiente? Se tiver muita explicação, ou não levar sua história para frente, corte.
7. Mostre seu trabalho concluído a alguns poucos amigos. Escolha pessoas com gostos e experiências diferentes para ter diversas opiniões. Certifique-se de pedir pela verdade nua e cria; você quer críticas construtivas, não bajulação e mentiras.
8. Revise seu trabalho quantas vezes for preciso. Isso pode ser chato no começo, mas quando tudo estiver pronto, você ficará feliz que tirou um tempo para expressar adequadamente a sua visão.

Método 3 de 3: Formatando Seu Roteiro
1. Configure o tamanho da página. Os roteiros são escritos em papel 21,5cm x 27,94cm, tipicamente com 3 buracos. As margens superior e inferior tem entre 1,27cm a 2,54cm. A margem esquerda tem entre 3,04cm a 4cm e a direita tem entre 1,27cm a 2,54cm.
Os números de página vão no canto superior direito. A página título não tem número.
2. Defina a fonte. Os roteiros são escritos em fonte Courier tamanho 12. Isso acontecem principalmente por conta do tempo. Uma página de roteiro em Courier tamanho 12 é mais ou menos 1 minutos de tempo de filme.
3. Formate os elementos do seu roteiro. Há várias partes diferentes do roteiro que exigem uma formatação específica, para que ele fique em conformidade com os padrões da indústria:
Título da Cena: Ele define para o leitor o local da cena. O título da cena é todo escrito em maiúsculas. Primeiro, diga se a cena é interior ou exterior escrevendo "INT." ou EXT." Depois, coloque a localização, depois a hora do dia. Nunca termine uma página com um título de cena. Coloque o título para a outra página.
Ação: Esta é a parte descritiva do roteiro. Escreva no presente e na voz ativa. Mantenha os parágrafos curtos para segurar a atenção do leitor. Um bom tamanho de parágrafo é de 3 a 5 linhas.
Nome do Personagem: Antes que o diálogo comece, o personagem falando deve estar escrito todo em Maiúsculas e indentado em 8,8cm da margem esquerda. O nome pode ou ser o nome verdadeiro do personagem, uma descrição se o personagem não tiver nome no filme, ou sua ocupação. Se o personagem estiver falando fora da tela, então "(O.S.)" é escrito ao lado do nome do personagem. Se o personagem estiver narrando, "(V.O.)" para voice-over deve ser escrito próximo ao nome dele.
Diálogo: Quando um personagem está falando, o diálogo é indentado em 6,3cm da margem esquerda e cerca de 5 cm a 6,3 da margem direita. O diálogo vai logo abaixo do nome do personagem.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...