1. Das frases abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:
( ) Que noite linda!
( ) Lindas, as noites mineiras!
( ) Já estou aqui há dois meses.
( ) 0 filho compreendeu perfeitamente o olhar do pai.
( ) Silêncio, hospital!
( ) A estrela ainda brilhava no céu.
2.
Assinale as alternativas em que não há oração:
( ) Houve muita briga naquela festa.
( ) Socorro!
( ) Que horror!
( ) Ele não foi bem sucedido nos seus negócios.
( ) Rua contramão.
( ) Despediu se dos amigos antes de viajar para a Europa.
( ) Atenção, curva perigosa!
( ) Caixa Econômica Federal.
3.
Indique se as frases abaixo contêm uma ou mais orações. Não se esque¬ça de primeiramente sublinhar os verbos:
a) As velas são negras, negros os mastros, negra a tripulação.
b) Quem entra por aí, cai na escravidão.
c) As estrelas não eliminam a noite.
d) Olha se para cima e vê se o firmamento pálido.
e) A glória tinha sido fabricada pelo redator chefe da revista e apoiava se em murmurações.
4.
Nas orações abaixo, sublinhe com um traço o sujeito e com dois o predicado:
a) Não gastamos dinheiro em coisas supérfluas.
b) Contaram me um fato espantoso.
c) Na praia fazia muito calor.
d) Chegou atrasado no ginásio o ônibus escolar.
e) Alugam se chalés nesta praia, para o período de férias.
f) Havia cavalos, cabritos e patos no sítio do meu vizinho.
g) À entrada da casa de meus avós, existiam mangueiras, pitangueiras e bananeiras.
5.
Numere de acordo com o caso, sublinhando, quando possível, o termo indicado:
( 1 ) sujeito simples
(2) sujeito composto
(3) sujeito oculto (determinado)
(4) sujeito indeterminado
(5) oração sem sujeito
( ) Estude a lição, minha filha.
( ) Havia muitas notas baixas na prova.
( ) Nesta escola encontram se alunos inteligentes.
( ) Falaram muito de você no clube.
( ) Come-se bem nos restaurantes paulistas.
( ) Come-se, no Rio Grande do Sul, um bom churrasco.
( ) Conversávamos animadamente eu e Paulo.
( ) Conversávamos todos os dias após as aulas.
( ) Num galho de mangueira brincam dois passarinhos.
( ) Fazia muito calor em Brasília.
6. Sublinhe o sujeito e classifique o:
a) Vende-se esta casa comercial.
b) São preferidos os candidatos qualificados.
c) Naquele cruzamento capotou um automóvel de passeio.
d) Faz hoje seis meses, após o lançamento do livro.
e) Quem trará meus livros?
f) Geou muito, durante a madrugada, em Santa Catarina.
g) Naquela entrevista, em que língua o embaixador e o jornalista falavam?
h) Necessita-se de muito apoio para aquela campanha.
i) Trocávamos, sempre, idéias sobre as questões da prova.
j) São excelentes a água e o clima de Lambari.
7.
Das frases abaixo, sublinhe o núcleo do sujeito, determinando lhe a classe gramatical:
a) Era grande a alegria da criançada diante da notícia do passeio.
b) Sorriu o filho, nós também sorrimos, e tudo acabou em pura galhofa.
c) Fernanda estava serena e risonha.
d) Os dois foram aprovados no vestibular.
e) Quem ama o raro e o difícil?
f) Eles gostam das flores do campo.
g) Esta ficou espantada, sem palavras.
8. Preencha os parênteses, sendo: ( 1 ) predicado verbal; (2) predicado nominal; (3) predicado verbo nominal.
( ) 0 mau aluno está sempre desatento.
( ) A criança adoentada está em minha casa.
( ) A canoa virou de repente.
( ) Os desordeiros viraram a mesa enfurecidos.
( ) A lagarta virou borboleta.
( ) Considerei apenas o estilo.
( ) Todos o consideravam capaz de tamanho empreendimento.
( ) Andaram de carro por toda a Europa.
( ) Andavam preocupados com a notícia.
( ) Andavam pela cidade temerosos.
9. Separe o
sujeito do predicado e, em seguida, retire os respectivos núcleos:
a) Na selva todos os animais respeitam o leão.
sujeito:
núcleo:
predicado:
núcleo:
b) Os
advogados do réu usaram de todos os meios possíveis.
sujeito:
núcleo:
predicado:
núcleo:
c)
Depuseram na Delegacia várias testemunhas a favor do acusado.
sujeito:
núcleo:
predicado:
núcleo:
d)
Ganhaste a fama de valente.
sujeito:
núcleo:
predicado:
núcleo:
e) No
segundo semestre, recuperaram o tempo perdido professores e alunos.
sujeito:
núcleos:
predicado:
núcleo:
f) No
tanque as lavadeiras batiam as roupas.
sujeito:
núcleo:
predicado:
núcleo:
g) Do
aeroporto os aviões saíam atrasados.
sujeito:
núcleo:
predicado:
núcleos:
h) São
personagens de Machado de Assis Capitu e Bentinho.
sujeito:
núcleos:
predicado:
núcleo:
i) Em pouco tempo, Tom e Vinícius tornaram se amigos inseparáveis.
sujeito:
núcleos:
predicado:
núcleo:
10. Indique se o predicado destas orações é (1) nominal; (2) verbal; (3) verbo-nominal, sublinhando o seu núcleo ou núcleos:
( ) São frias as noites de junho.
( ) Elegeram no representante da turma.
( ) A garotada corria no pátio da escola.
( ) Os trabalhadores chegaram da obra cansados.
( ) Durante os jogos do campeonato, as torcidas andaram entusiasma
( ) Apesar das promessas, a exposição não foi inaugurada.
11. Distinga, nas seguintes orações, ( 1 ) os verbos de ligação; 2 ) verbos significativos:
( ) A vida tornou se difícil para ele.
( ) 0 empregado tornou à casa do patrão.
( ) Os foliões da Mangueira estão nas ruas.
( ) Os pescadores estão preocupados com o tempo.
( ) 0 peão inexperiente caiu do cavalo.
( ) A professora caiu doente.
12. Sublinhe o predicado de cada oração, indicando se o verbo é transitivo ou intransitivo.
a) A brisa soprou do mar.
b) 0 nevoeiro cobriu toda a cidade.
c) Caiu um raio na porteira do curral.
d) Lia muito durante a noite.
e) Sempre lia romances policiais.
f) A cerca impediu a fuga do gado.
13. Distinga, nas orações abaixo, os verbos transitivos diretos dos transitivos indiretos:
a) Guardou a documentação no cofre forte.
b) Demos-lhe a informação necessária.
c) Preciso de uma boa orientação.
d) Na biblioteca encontrei a primeira edição de uma obra rara.
e) Meu irmão respondeu com presteza à carta do seu amigo.
f) Cada um cuida de si.
14. Distinga nas orações dos períodos abaixo os verbos intransitivos, transitivos diretos, transitivos indiretos e, simultaneamente, transitivos diretos e indiretos:
a) Às onze horas, a sineta deu o sinal das aulas.
b) Os passageiros não lhe deram a devida atenção.
c) Infelizmente deram, mas não receberam.
d) Confie a Deus as minhas amarguras.
e) Não pude assistir à solenidade toda.
f) O doente foi bem assistido pelo médico de plantão.
15. Sublinhe com um traço o objeto direto e com dois o indireto:
a) Enviamos circulares a todos os chefes de seção.
b) Será conferido um prêmio aos vencedores da maratona.
c) Uma medalha de ouro destinamos ao campeão de natação.
d) 0 mágico tirava coelhos da cartola.
e) Lembre se, nas situações difíceis, dos meus conselhos.
f) Trago lhe o meu abraço fraterno.
16. Complete, com a preposição conveniente, os objetos indiretos:
a) Recordo me __os meus bons tempos.
b) Aspiramos __ uma vida melhor.
c) Insisto __este assunto.
d) Assistiremos __ um bom programa de TV.
e) Precisamos confiar mais __ Deus.
f) Ansiava ___ dias melhores.
17. Sublinhe os complementos nominais das seguintes orações:
a) Tudo isso é inteiramente inútil à harmonia dos povos.
b) Sob o grande guarda sol vermelho, ele distingue o vulto da namorada.
c) Quem responderia com referência a essas críticas?
d) Tenho receio de que ele faltará com a palavra empenhada.
e) A reclamação que fizeram tornou se útil às autoridades.
f) Nele ninguém tinha confiança.
18. Sublinhe e classifique (1) objeto indireto; (2) complemento nominal:
( ) Tinha ódio às injustiças.
( ) Nada sei relativamente a este assunto.
( ) Não duvides nunca de mim.
( ) A notícia do acidente espalhou-se por todo o bairro.
( ) Não depende de nós a aprovação unânime.
( ) Tenho certeza da sua inocência.
19.
Sublinhe e classifique os predicativos nas seguintes frases:
a)
Os velhos do asilo olhavam a rua tristes.
b)
O boato é um vício detestável.
c)
Eles o consideravam homem de bem.
d)
A verdade é que nunca mentimos.
e)
Sempre lhe chamavam de ingrato.
f)
Elegeram‑no representante da turma.
20.
Indique se os termos sublinhados funcionam como (1) objeto indireto ou (2 )
objeto direto preposicionado:
( ) Cabe a ela
uma resposta enérgica.
( ) Devemos amar
a Deus sobre todas as coisas.
( ) Não confiava
em ninguém.
( ) A professora
a quem muito estimava deixou o colégio.
( ) Encontrei‑o e a ela num baile de carnaval.
21.
Preencha convenientemente os parênteses da primeira coluna com os números da
segunda, tendo em vista a voz em que se encontra o verbo assinalado:
( ) Reviram‑se as
provas de todos os candidatos. (
1 ) voz ativa
( ) Todos a
ouviram com emoção. ( 2 ) voz passiva
( ) 0 museu foi
visitado por muitos turistas. ( 3 ) voz reflexiva
( ) Feri‑me com
um canivete suíço.
( ) Por ele eram
sentidas as tristezas do crepúsculo.
( ) Penteou‑se em
pleno salão de festas.
22. Passe
as orações abaixo para a voz passiva:
a) Nada
acrescentaste ao capítulo.
b) Jamais
esqueceríeis aquela noite festiva, senhores
acadêmicos.
c)
Alexandre recebera‑o com alegria.
d) Ele
citava sempre autores estrangeiros.
e)
Convocaremos para a próxima semana uma reunião da diretoria.
f) A
glória não o perturba.
23. Mude
as frases da passiva analítica para a pronominal.
a) Sempre
eram cumpridas as suas determinações.
b) Foram
mantidos os contratos firmados.
c) Fora ouvido um estrondo em plena madrugada.
d) Brevemente serão conhecidos os resultados da pesquisa.
e) No caso seria proposta uma diligência externa.
f) Fui batizado na igreja do Outeiro da Glória.
24. Passe as frases para a passiva analítica.
a) Preferem-se as tortas de chocolate.
b) Ler-se-ão com prazer e interesse os romances policiais.
c) Ouviam-se gritos lancinantes ao longe.
d) Com o temporal muitas embarcações se perderão no mar.
e) Na reunião de condomínio, ouvem-se muitas reclamações.
f) Lançar-se-ia, às pressas, uma campanha de auxílio às crianças carentes.
25. Assinale no período abaixo os adjuntos adnominais e indique a classe de palavras a que pertencem:
Na manhã seguinte, com um sol de primavera, três valentes rapazes partiram alegres.
26. Indique a função sintática dos termos assinalados, colocando: ( 1 ) aposto, 2 ) vocativo.
( ) Aonde vais, meu mestre, a estas horas?
( ) Ofereci lhe tudo: dinheiro, afeto e prestígio.
( ) Carlinhos, você é ainda um menino.
( ) 0 comandante Paulo embarcou para a Europa.
( ) Deseja alguma coisa, senhor?
( ) Automóveis, iates, apartamentos, tudo foi vendido no leilão.
( ) Haverá, no domingo, campeonato de remo na Lagoa Rodrigo Freitas.
27. Assinale os apostos e indique a que termo da oração pertence:
a) Os filhos do capitão Nerval brincam todos os dias debaixo da minha janela.
b) Toureiro de verdade só há um, o Antônio Corajoso.
c) No mês de Janeiro faz muito calor no Rio.
d) 0 poeta Casimiro de Abreu morreu muito jovem.
e) Nunca se esqueceu de Castro Alves, o poeta dos escravos.
28. Nas frases seguintes, classifique os termos destacados de acordo com o código: ( 1 ) predicativo do sujeito, ( 2 ) predicativo do objeto direto, ( 3 ) predicativo do objeto indireto, ( 4 ) adjunto adnominal.
( ) Os candidatos aguardavam nervosos o resultado do concurso.
( ) Achamos a conferência muito monótona.
( ) Os exilados deixavam o país tristes.
( ) Chamaram lhe de incompetente.
( ) Fatos estranhos ocorreram naquela madrugada.
( ) Passei minha infância nas tranqüilas ruas de Botafogo.
( ) A notícia deixou o pobre homem feliz.
29. Separe em cada oração: (1) objeto direto preposicionado; (2) objeto indi¬reto:
( ) Na festa de formatura, ela conquistou a mim.
( ) Ela depende de mim.
( ) Insistíamos na sua recuperação.
( ) A médico, professor e letrado nunca enganes.
( ) Lembre-se de que ao mal venceu o bem.
( ) Nunca deixei de amar ao próximo.
30. Sublinhe os adjuntos adverbiais, classificando os quanto à circunstância:
a) Atualmente os alunos lêem muito pouco.
b) De canoa, enfrentaram as corredeiras do rio São Francisco.
c) Não saíram por causa da chuva.
d) Talvez vá a São Paulo com meu pai.
f) A porta foi derrubada a martelo.
g) De improviso, o conferencista falou sobre Literatura Portuguesa.
h) Para a escolha do prato chamou o garçom.
31. Dê a classe gramatical e a função sintática das palavras grifadas:
a) Ninguém sairá de casa à noite.
b) Era grande a felicidade da criança diante do brinquedo.
c) Havia muitas dúvidas sobre a sua atitude.
d) A notícia foi lida por toda a população da cidade.
e) Respondeu nos com um aceno caloroso.
32. Transforme o sujeito composto em sujeito simples:
a) Eu e meus irmãos passaremos o Natal em Salvador.
b) Os
alunos e os professores entrarão de férias em dezembro.
c) Serão
nomeadas prioritariamente professoras e enfermeiras.
d) Na
diretoria compareceram timidamente alunas, inspetoras e alguns serventes.
e)
Olhavam deslumbrados à demonstração do mágico crianças, moços, velhos e eu.
33.
Transforme a oração sem sujeito em oração com sujeito simples:
a) Há
muitos cavalos no pasto.
b) Deve
haver muitos candidatos reprovados no vestibular.
c)
Naquela semana, havia dois grandes espetáculos.
d) No
julgamento poderá haver duas versões para o caso.
e) Houve
outrora muitos litígios naquela região.
34.
Transforme as orações abaixo em orações sem sujeito:
a)
Realizar‑se‑ão inúmeras reuniões para debate de matéria polêmica.
b)
Existiram grandes pensadores na antiga Grécia.
c)
Estavam presentes pessoas interessantes naquela reunião.
d)
Deverão ocorrer muitas demissões nesta empresa.
e) Ali
sucederiam fatos extremamente desagradáveis.
35.
Complete os espaços convenientemente:
a) São
termos essenciais da oração: _________________________
b) O
sujeito é __________ quando tem um só núcleo e_____________ quando apresenta
mais de um núcleo.
c) Quando
o sujeito fica indeterminado com o emprego do pronome se, este recebe o nome de
_____________________________________.
d) Nas
orações sem sujeito o verbo é chamado de _____________
.
e) 0
predicado pode ser ________________________________________ .
f) Os
verbos que não trazem idéia nova ao sujeito e funcionam como elo entre este e o
seu predicativo, chamam‑se ________________
.
g) O
predicativo pode‑se referir __________________________________________
.
h) Há
palavras que completam o sentido de substantivos, de adjetivos, de verbos e de
advérbios. As que se ligam por preposição a substantivo, adjetivo ou advérbio,
chamam‑se ______________
_______________________ . Denominam‑se _________________________________________
as que integram o sentido do verbo.
i) Quando uma oração contém um verbo construído com
objeto direto, ela pode assumir a forma passiva, mediante as seguintes transformações:
a) o objeto direto passa a ser ______________
b) o verbo passa à forma ______________________ do mesmo
tempo e modo; c) o sujeito converte‑se em ____________________ .
j) São termos
acessórios da oração: ______________________________
e ______________ .
l) Toda declaração
que se faz por meio de um verbo, claro ou oculto, é uma _____________ .
m) No período simples, a oração se chama
______________________ .
n) Dá‑se o nome de _______________
ao termo isolado do resto da frase.
EXERCÍCIOS EXTRAÍDOS DA MINIGRAMÁTICA DO
PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO (CELSO CUNHA, CILENE DA CUNHA PEREIRA E JORDAM PINTO DE
LIMA)
Exercícios no Labin
cruzadihas
http://www.imagem.eti.br/palavras-cruzadas/palavras-cruzadas-de-portugues-sujeito-sintaxe.php
http://www.imagem.eti.br/palavras-cruzadas/palavras-cruzadas-verbos-de-acao-transitividade-estudo.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário