POETAS DA ESCOLA
O poeta se aproxima da criança, que vê o mundo com olhos virgens e que, por
quase nada saber, esta aberta ao mistério das coisas. Para a criança – como para o
poeta – viver é uma incessante descoberta da vida.
Ferreira Gular
Professoras:
Cristiane Cipreste
Fabiana
Keli Priscila
Regiane Pupo
Tereza Maria Bartok de Almeida
2012
PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA
JUSTIFICATIVA
Levar o aluno a conhecer o gênero poema , buscando uma contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita, melhorando suas estrategias de compreensão e desenvolvendo uma relação mais solida com o saber e a cultura.
OBJETIVO GERAL
Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Resgatar e valorizar a cultura da comunidade
Avaliar e ampliar o repertorio de poemas conhecimentos pelos alunos
Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
Conhecer e sistematizar informações sobre as características de um poema: versos, estrofes, ritmos, rima e repetição.
Conhecer alguns poetas e poemas consagrados da literatura brasileira.
Descobrir a importância de ouvir e de dizer poemas.
Despertar o prazer pela leitura de poemas.
Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.
Recitar poesia explorando os recursos existentes.
Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos.
Resgatar sentimentos e valores.
CRONOGRAMA – 1º semestre
-Apresentação do Projeto Poesia na Escola.
-Listar os autores preferidos da turma.
-Seleção de poemas.
-Roda de leitura.
-Conversando sobre poesia.
-Poemas de autoria de poetas brasileiros.
-Confecção de murais.
-Declamação de poesia.
-Produção de poesia.
-Sarau.
METODOLOGIA: ESTRATÉGIAS
Apresentação do Projeto aos alunos incentivando a participação de cada um.
Ponto de partida: conversa com os alunos sobre poesia, procurando saber se conhecem alguns poemas.
Descobrir o que os alunos e as pessoas da comunidade já conhecem sobre poemas para ampliar o repertório.
Coletar poemas que a comunidade conhece.
Construção de um mural.
Leitura dos poemas.
Instigar os alunos a pensar, trocar idéias, tirar conclusões, buscar informações, coordenar e aquecer um debate.
Uso da coletânea de poemas de Olimpiada de lingua Portuguesa.
Audição de poemas.
Organizar e sistematizar as observações.
Planejar atividades para abordar alguns dos conteúdos de ensino de língua portuguesa em oficinas.
Apresentar a situação de produção.
Escrita do primeiro poema de autoria do aluno para avaliar seu conhecimento e possíveis dificuldades .
Os alunos irão se organizar para recitar poemas em voz alta.
Conhecimento da estrutura do poema: rimas, versos, estrofes e repetição.
Figuras de linguagem ( comparação, metáfora e personificação)
Recursos de linguagem oral e escrita
Trabalho com quadrinhas divertidas e trava-línguas.
Construção de uma poema coletivo com o título: o lugar onde vivo (ajudar os alunos a se inspirar na realidade que os cerca)
Convidar algum poeta para conversar com os alunos.
Apresentação dos alunos.
Fazer uma lista dos autores preferidos pelos da turma.
Seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos.
Organizar roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor.
Apresentação de poesia de autores escolhidos pela turma.
Conhecer poemas consagrados da literatura brasileira ( pesquisa – internet e ou/ sala
de multimeios)
Declamação de poesias.
Organização de um murais com os poetas brasileiros ( Vida e Obra).
Escolher uma poesia para declamar durante o sarau.
Inscrição para o sarau.
Sarau – participação dos alunos, pais e comunidade.
EQUIPE DE TRABALHO
Nós, professoras estaremos a frente de toda a orientação, desenvolvimento e execução do projeto. Assim, acreditamos que os alunos sentirão mais segurança para participar de todas as atividades propostas.
AVALIAÇÃO
A avaliação Projeto Poesia na Escola acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise de poesia, confecção de murais e apresentação do SARAU.
MATERIAIS UTILIZADOS
folhas de cartolina
mural para cartazes e textos.
Coletânea de poemas.
Cd – rom de poemas
aparelho de som
cópias de poemas diversos
dicionário de língua portuguesa
imagens
filme: sociedade dos poetas mortos
PRODUTO FINAL
Sarau com café com a participação dos pais
Convidar os pais e a comunidade escolar para apresentação de poemas escritos pelos alunos e outros que serão declamados de autores consagrados. Essa é a hora de celebrar a conquista de todos.
PASSEIO AO MUSEU DA LINGUA PORTUGUESA PARA COMPLEMENTAR O PROJETO
Alguns poemas que serão trabalhados:
Tem tudo a ver - Elias José
O buraco do tatu – Sérgio Caparelli
O leão – Vínicius de \Moraes
Quadras ao gosto popular – Fernando Pessoa
Cidadezinha – Mário Quintana
Rimas e Quadras – Diversos autores
Meus oitos anos – Casimiro de Abreu
As Marias do meu lugar – Carlos Victor Dantas Araújo
Milagre do Corcovado – Angela Leite de Souza
A valsa – Casimiro de Abreu
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz – Otávio Roth
Trava- línguas – domínio público
Alma cabocla – Paulo Setúbal
Livros e flores – Machado de Assis
convite – José Paulo Paes
Poemas de Carlos Drummond de Andrade
Anexo alguns poemas
Infância
~~~~~~~~~~
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Carlos Drummond
Trabalhando o poema
1- Leitura:
* em silêncio pelos alunos ( individual)
* em voz alta por algum aluno que o queira fazer
* em voz alta pela professora
2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)
* leitura das formas diferenciadas acima
3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.
4- O que significa a palavra : cosendo.
5-Escreva um poema sobre a sua infância.
6- Ilustre seu poema.
7- Montar mural.
Tem Tudo a Ver
A poesia
tem tudo a ver
com tua dor e alegrias,
com as cores, as formas, os cheiros,
os sabores e a música
do mundo.
A poesia
tem tudo a ver
com o sorriso da criança,
o diálogo dos namorados,
as lágrimas diante da morte,
os olhos pedindo pão.
A poesia
tem tudo a ver
com a plumagem, o voo e o canto,
a veloz acrobacia dos peixes,
as cores todas do arco-íris,
o ritmo dos rios e cachoeiras,
o brilho da lua, do sol e das estrelas,
a explosão em verde, em flores e frutos.
A poesia
— é só abrir os olhos e ver —
tem tudo a ver
com tudo.
Elias José
Trabalhando a poesia
1- Leitura:
* em silêncio pelos alunos ( individual)
* em voz alta por algum aluno que o queira fazer
* em voz alta pela professora
2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)
* leitura das formas diferenciadas acima
3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.
4- O que significa a palavra : ritmo.
5- O que a palavra “ poesia” faz você lembrar? Por quê?
6- Escreva uma poesia sobre como você gostaria que o mundo fosse .
7- Ilustre sua poesia.
8 – Existe diferença entre poema e poesia. Pesquise.
9- Montar mura, sobre a pesquisa entre as diferenças: poema x poesia e como gostariam que o mundo fosse.
O Menino Azul
~~~~~~~~~~~~~~~~
O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.
(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)
Cecília Meireles Trabalhando o poema
1- Leitura:
* em silêncio pelos alunos ( individual)
* em voz alta por algum aluno que o queira fazer
* em voz alta pela professora
2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)
* leitura das formas diferenciadas acima
3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.
4- O que significa a palavra : manso.
5- O menino azul era um garoto inteligente? Porque?
6- Escreva um poema sobre algo que você gostaria de ter.
7- Ilustre seu poema.
8- Montar mural.
O relógio
~~~~~~~~~~
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac . . .
Vinicius de Moraes Trabalhando o poema
1- Leitura:
* em silêncio pelos alunos ( individual)
* em voz alta por algum aluno que o queira fazer
* em voz alta pela professora
2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)
* leitura das formas diferenciadas acima
3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.
4- O que significa a palavra : tic-tac.
5- Porque o relógio esta muito cansado ?
6- O que lhe deixa cansado(a) ?
7- O que são onomatopeias?
8- Crie uma onomatopeia.
9- Ilustre seu poema.
10- Montar mural.
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