Livros são os mais silenciosos e constantes amigos,
os mais acessíveis e sábios conselheiros e os mais pacientes professores.
Charles W. Elliot
“Ó Bendito o que semeia livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n’alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar.”
Castro Alves
OBJETIVO DA GINCANA:
- Despertar o gosto pela leitura;
-Libertar o leitor e deixá-lo em contato com o livro, permitindo que ele sozinho procure os seus caminhos literários, tirando do texto o que mais lhe interessar no momento e usufruindo aquilo que vier ao encontro de suas buscas.
REGULAMENTO DA GINCANA:
1) A Gincana de Leitura será constituída de tarefas a serem realizadas e apresentadas na data prevista.
2) A cada tarefa serão atribuídos pontos de 0 a 10.
3) A organização, a pontualidade, a disciplina do grupo e a quantidade dos trabalhos apresentados determinarão maior ou menor pontuação,.
4) Cada trabalho deverá ser feito com uma obra diferente, escolhida entre as indicadas pelos professores.
5) Cada membro da equipe é diretamente responsável pelo sucesso do seu grupo, ficando a mais para o líder, somente a tarefa de coordenar os trabalhos.
6) Cada equipe escolherá uma cor para identificá-la.
7) Cabe aos professores julgarem o cumprimento das tarefas.
TAREFAS
1) Representando – escolher um Roman-ce da lista e preparar uma dramatização da cena que o grupo eleger mais interessante.
Data: ____/____/____ Duração: 15 min.
Valor: 10 pontos
2) Divulgando – escolher uma obra para ser alvo de uma campanha publicitária. Elaborar um Outdoor divulgando-a. Selecionar para isso lições que se possam depreender da história.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
3) Noticiando – fazer a primeira página de um jornal, contendo manchetes, textos, ilustrações sobre fatos que compõem a história de uma das obras.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
4) Entrevistando – escolher uma das obras que tenha uma personagem bem interessante e entrevistá-la, usando o conteúdo da história nas perguntas e respostas.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
Observação: um dos membros representa a personagem escolhida e os outros participam da entrevista.
5) Reciclando – apresentar uma maquete de sucata retratando uma cena de uma das obras. Usar em sua confecção apenas produtos recicláveis. Lembrando que uma cena envolve ambiente e personagens.
6) Desfilando – organizar um desfile das personagens de uma das obras, caracterizados de forma a serem facilmente identificados.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
Observação: Um dos membros deverá apresentar o desfile, falando do papel de cada personagem da história, com fundo musical.
7) Cantando – escolher uma música bem conhecida e fazer uma paródia, recontando a história de uma das obras (romance / conto ou poesia).
Toda a equipe deve participar.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
9) Recriando – escolher um dos livros para transformar em história em quadrinhos, procurando destacar os aspectos mais importantes, aqueles que merecem maior reflexão.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
9) Julgando – escolher um texto que apresente uma personagem polêmica e organizar um júri. Um juiz, um advogado de defesa, outro será o promotor. Os demais membros for-marão o corpo de jurados. As teses defendidas deverão ser baseadas em fatos da história.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
10) Dançando – recontar a história de uma das obras através de uma coreografia. Para isso, escolher músicas instrumentais que tenham afinidade com o tema da obra escolhida e ressaltar em cada um dos participantes a característica mais marcante da personagem representada.
Data ____/___/_____
Valor: 10 pontos Duração- 10 minutos
Obras selecionadas:
São distribuídos 10 textos ( romance, conto, crônica, música, poesia) a cada equipe para a realização das tarefas.
PROJETO SARAU POÉTICO
DURAÇÃO:mês de abril
PRODUTO FINAL: apresentação das poesias, escolhidas pelos alunos, em um sarau poético.
JUSTIFICATIVA:
O trabalho com poesias possibilita o contato do aluno com diferentes textos do gênero e seus diferentes autores.
A leitura ou declamação de poesias favorece o aflorar de emoções e sentimentos, a reflexão sobre a própria vivência, a interpretação da realidade através de uma óptica privilegiada e a solução de conflitos.
As poesias oferecem momentos de grande emoção, descontração, descoberta e prazer.
Os textos rimados e declamados com a entonação própria desse gênero textual soam como suave melodia que encanta o público infantil e possibilita a utilização de diferentes estratégias de leitura o que gera grandes avanços na construção do conhecimento.
ESTRATÉGIAS:
Durante todo o desenvolvimento do projeto os alunos estarão pesquisando e lendo poesias de diferentes autores. Os próprios alunos irão selecionar as poesias que farão parte da coletânea.
Terão a oportunidade de entrar em contato com diferentes portadores desse gênero textual: livros, revistas, periódicos, jornais, cadernos de antologia, páginas da internet...
Em todas as etapas da elaboração e execução do projeto os alunos farão leituras silenciosas e em voz alta para os amigos da própria sala ou de outras turmas do mesmo grupo série. Com isso garantiremos a socialização de conhecimentos, as trocas e o intercâmbio entre os alunos além de respeitar a função social da leitura.
Em todo o desenvolvimento do projeto serão apresentados desafios para que surja curiosidade e necessidade de busca de novas informações e conhecimentos gerando a necessidade de pesquisas.
A finalização do projeto será a apresentação de um sarau poético para outra turma do mesmo grupo série e/ou aberta a comunidade, dependendo das condições que tenhamos.
AVALIAÇÃO- Observação constante do desempenho individual, em dupla no coletivo.
SUGESTÃO: VISITA A UMA BIBLIOTECA PÚBLICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário