segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Gincana de Leitura

2009-hope.jpg

Livros são os mais silenciosos e constantes amigos,

os mais acessíveis e sábios conselheiros e os mais pacientes professores.

Charles W. Elliot


“Ó Bendito o que semeia livros... livros à mão cheia...

E manda o povo pensar!

O livro caindo n’alma

É germe – que faz a palma,

É chuva – que faz o mar.”

Castro Alves

OBJETIVO DA GINCANA:

- Despertar o gosto pela leitura;

-Libertar o leitor e deixá-lo em contato com o livro, permitindo que ele sozinho procure os seus caminhos literários, tirando do texto o que mais lhe interessar no momento e usufruindo aquilo que vier ao encontro de suas buscas.

REGULAMENTO DA GINCANA:

1) A Gincana de Leitura será constituída de tarefas a serem realizadas e apresentadas na data prevista.

2) A cada tarefa serão atribuídos pontos de 0 a 10.

3) A organização, a pontualidade, a disciplina do grupo e a quantidade dos trabalhos apresentados determinarão maior ou menor pontuação,.

4) Cada trabalho deverá ser feito com uma obra diferente, escolhida entre as indicadas pelos professores.

5) Cada membro da equipe é diretamente responsável pelo sucesso do seu grupo, ficando a mais para o líder, somente a tarefa de coordenar os trabalhos.

6) Cada equipe escolherá uma cor para identificá-la.

7) Cabe aos professores julgarem o cumprimento das tarefas.

TAREFAS

1) Representando escolher um Roman-ce da lista e preparar uma dramatização da cena que o grupo eleger mais interessante.

Data: ____/____/____ Duração: 15 min.

Valor: 10 pontos

2) Divulgando escolher uma obra para ser alvo de uma campanha publicitária. Elaborar um Outdoor divulgando-a. Selecionar para isso lições que se possam depreender da história.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

3) Noticiando – fazer a primeira página de um jornal, contendo manchetes, textos, ilustrações sobre fatos que compõem a história de uma das obras.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

4) Entrevistando – escolher uma das obras que tenha uma personagem bem interessante e entrevistá-la, usando o conteúdo da história nas perguntas e respostas.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

Observação: um dos membros representa a personagem escolhida e os outros participam da entrevista.

5) Reciclando – apresentar uma maquete de sucata retratando uma cena de uma das obras. Usar em sua confecção apenas produtos recicláveis. Lembrando que uma cena envolve ambiente e personagens.

6) Desfilando – organizar um desfile das personagens de uma das obras, caracterizados de forma a serem facilmente identificados.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

Observação: Um dos membros deverá apresentar o desfile, falando do papel de cada personagem da história, com fundo musical.

7) Cantando – escolher uma música bem conhecida e fazer uma paródia, recontando a história de uma das obras (romance / conto ou poesia).


Toda a equipe deve participar.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

9) Recriando – escolher um dos livros para transformar em história em quadrinhos, procurando destacar os aspectos mais importantes, aqueles que merecem maior reflexão.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

9) Julgando – escolher um texto que apresente uma personagem polêmica e organizar um júri. Um juiz, um advogado de defesa, outro será o promotor. Os demais membros for-marão o corpo de jurados. As teses defendidas deverão ser baseadas em fatos da história.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

10) Dançando – recontar a história de uma das obras através de uma coreografia. Para isso, escolher músicas instrumentais que tenham afinidade com o tema da obra escolhida e ressaltar em cada um dos participantes a característica mais marcante da personagem representada.

Data ____/___/_____

Valor: 10 pontos Duração- 10 minutos

Obras selecionadas:

São distribuídos 10 textos ( romance, conto, crônica, música, poesia) a cada equipe para a realização das tarefas.



PROJETO SARAU POÉTICO

DURAÇÃO:mês de abril

PRODUTO FINAL: apresentação das poesias, escolhidas pelos alunos, em um sarau poético.

JUSTIFICATIVA:

O trabalho com poesias possibilita o contato do aluno com diferentes textos do gênero e seus diferentes autores.

A leitura ou declamação de poesias favorece o aflorar de emoções e sentimentos, a reflexão sobre a própria vivência, a interpretação da realidade através de uma óptica privilegiada e a solução de conflitos.

As poesias oferecem momentos de grande emoção, descontração, descoberta e prazer.

Os textos rimados e declamados com a entonação própria desse gênero textual soam como suave melodia que encanta o público infantil e possibilita a utilização de diferentes estratégias de leitura o que gera grandes avanços na construção do conhecimento.

ESTRATÉGIAS:

Durante todo o desenvolvimento do projeto os alunos estarão pesquisando e lendo poesias de diferentes autores. Os próprios alunos irão selecionar as poesias que farão parte da coletânea.

Terão a oportunidade de entrar em contato com diferentes portadores desse gênero textual: livros, revistas, periódicos, jornais, cadernos de antologia, páginas da internet...

Em todas as etapas da elaboração e execução do projeto os alunos farão leituras silenciosas e em voz alta para os amigos da própria sala ou de outras turmas do mesmo grupo série. Com isso garantiremos a socialização de conhecimentos, as trocas e o intercâmbio entre os alunos além de respeitar a função social da leitura.

Em todo o desenvolvimento do projeto serão apresentados desafios para que surja curiosidade e necessidade de busca de novas informações e conhecimentos gerando a necessidade de pesquisas.

A finalização do projeto será a apresentação de um sarau poético para outra turma do mesmo grupo série e/ou aberta a comunidade, dependendo das condições que tenhamos.

AVALIAÇÃO- Observação constante do desempenho individual, em dupla no coletivo.

SUGESTÃO: VISITA A UMA BIBLIOTECA PÚBLICA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...