sábado, 25 de janeiro de 2020
ideias para trabalhar livros - leitura
http://www.piraquara.pr.gov.br/aprefeitura/secretariaseorgaos/educacao/uploadAddress/Apostila_sugestoes_p_aula_letramento_literario%5B5736%5D.pdf
Atualização de contos Propor que as crianças relembrem os contos de fada, atualizando-os: Como seria a história se acontecesse hoje? Contar versões atuais como: ―Chapeuzinho Vermelho de raiva‖ de Mario Prata; ―A mãe da Chapeuzinho Vermelho‖ de Lívia Garcia Roza; ―Cinderela Brasileira‖, de Marycarolyn France.
8. Ao redor de um autor
a) Selecionar um autor a ser estudado e justificar esta escolha.
O professor não deve impor um autor, mas junto com as crianças fazer esta escolha.
b) Os alunos devem localizar dados biográficos do autor (internet, contracapas das suas publicações). Ver sua foto, conhecer a cidade onde nasceu, os cursos que fez, os autores que o influenciaram etc. Podem organizar estes dados num livro coletivo elaborado pela turma.
c) Os alunos devem ir a bibliotecas para emprestar as suas obras. Trazer todas as obras possíveis deste autor, para que sejam lidas pelos alunos.
d) Na sala devem fazer uma organização cronológica destas publicações.
e) Os alunos podem ser divididos em grupos. Cada grupo será responsável pelo aprofundamento em uma obra. Localizar os indícios da obra: - tema do livro; - retrato do personagem principal; - indicações sobre o lugar da ação; - características da ilustração. Cada grupo deve ler (pesquisa internet) e escrever a crítica do livro.
O objetivo é ajudar as crianças a superarem as opiniões superficiais sobre um livro, emitindo uma opinião avaliativa sobre o interesse que uma obra provoca e o valor que lhe atribuímos. Primeiramente, os alunos precisam conhecer críticas de filmes e livros para entenderem como funciona a elaboração de uma crítica. Algumas questões que podem auxiliar nas discussões sobre o conteúdo de uma crítica: - Para quem este texto foi escrito? Por quem? Por quê? - Vocês estão de acordo com o autor desta crítica? Explique a tua resposta. Num segundo momento as crianças escrevem as suas críticas, seguindo um roteiro básico: - esclarecer o que está em jogo no texto e seu propósito: tentar ver as qualidades e as fragilidades de um livro para realizar um julgamento argumentado e motivado; - para ajudar as crianças em sua reflexão podemos lhes propor uma grade de análise: Qual o interesse global do livro? - É um livro que faz rir: como? - É um livro que faz sonhar: por quê? - É um livro que faz refletir: sobre o que? - É um livro que faz descobrir coisas desconhecidas: quais? Qual é o interesse da história? - A ação, o suspense? - Provoca o desejo de ler e saber a continuação? Qual é o interesse dos personagens? - Podemos imaginá-los bem? - Eles são bem diferenciados e vivos? - Eles são engraçados? - Eles nos ensinam coisas? - Nós gostaríamos de ser como eles? Qual é o interesse das ilustrações?
3 - Você tem desejo de ler outro livro deste autor?
f) Apresentar as obras aos demais alunos.
g) Comparar as obras estudadas e a evolução do trabalho do autor. h) Trabalhar a intertextualidade. Encontrar outros autores com características literárias semelhantes.
25. Diários É uma atividade inspirada nos diários de bordo ou diários de campo.
O professor orienta o aluno a escrever um diário, registrando suas impressões sobre o livro durante a leitura. Pode ser feito o diário de classe, em que o professor e os alunos, coletivamente, escrevem relatos de leitura.
Atualização de contos Propor que as crianças relembrem os contos de fada, atualizando-os: Como seria a história se acontecesse hoje? Contar versões atuais como: ―Chapeuzinho Vermelho de raiva‖ de Mario Prata; ―A mãe da Chapeuzinho Vermelho‖ de Lívia Garcia Roza; ―Cinderela Brasileira‖, de Marycarolyn France.
8. Ao redor de um autor
a) Selecionar um autor a ser estudado e justificar esta escolha.
O professor não deve impor um autor, mas junto com as crianças fazer esta escolha.
b) Os alunos devem localizar dados biográficos do autor (internet, contracapas das suas publicações). Ver sua foto, conhecer a cidade onde nasceu, os cursos que fez, os autores que o influenciaram etc. Podem organizar estes dados num livro coletivo elaborado pela turma.
c) Os alunos devem ir a bibliotecas para emprestar as suas obras. Trazer todas as obras possíveis deste autor, para que sejam lidas pelos alunos.
d) Na sala devem fazer uma organização cronológica destas publicações.
e) Os alunos podem ser divididos em grupos. Cada grupo será responsável pelo aprofundamento em uma obra. Localizar os indícios da obra: - tema do livro; - retrato do personagem principal; - indicações sobre o lugar da ação; - características da ilustração. Cada grupo deve ler (pesquisa internet) e escrever a crítica do livro.
O objetivo é ajudar as crianças a superarem as opiniões superficiais sobre um livro, emitindo uma opinião avaliativa sobre o interesse que uma obra provoca e o valor que lhe atribuímos. Primeiramente, os alunos precisam conhecer críticas de filmes e livros para entenderem como funciona a elaboração de uma crítica. Algumas questões que podem auxiliar nas discussões sobre o conteúdo de uma crítica: - Para quem este texto foi escrito? Por quem? Por quê? - Vocês estão de acordo com o autor desta crítica? Explique a tua resposta. Num segundo momento as crianças escrevem as suas críticas, seguindo um roteiro básico: - esclarecer o que está em jogo no texto e seu propósito: tentar ver as qualidades e as fragilidades de um livro para realizar um julgamento argumentado e motivado; - para ajudar as crianças em sua reflexão podemos lhes propor uma grade de análise: Qual o interesse global do livro? - É um livro que faz rir: como? - É um livro que faz sonhar: por quê? - É um livro que faz refletir: sobre o que? - É um livro que faz descobrir coisas desconhecidas: quais? Qual é o interesse da história? - A ação, o suspense? - Provoca o desejo de ler e saber a continuação? Qual é o interesse dos personagens? - Podemos imaginá-los bem? - Eles são bem diferenciados e vivos? - Eles são engraçados? - Eles nos ensinam coisas? - Nós gostaríamos de ser como eles? Qual é o interesse das ilustrações?
3 - Você tem desejo de ler outro livro deste autor?
f) Apresentar as obras aos demais alunos.
g) Comparar as obras estudadas e a evolução do trabalho do autor. h) Trabalhar a intertextualidade. Encontrar outros autores com características literárias semelhantes.
25. Diários É uma atividade inspirada nos diários de bordo ou diários de campo.
O professor orienta o aluno a escrever um diário, registrando suas impressões sobre o livro durante a leitura. Pode ser feito o diário de classe, em que o professor e os alunos, coletivamente, escrevem relatos de leitura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário