domingo, 12 de julho de 2015

Sujeito e Predicado

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2 - Apresente um pedaço do texto "Os três astronautas" de Umberto Eco. Faça uma leitura com os alunos de sua turma.
Os três astronautas
Era uma vez a Terra. E era uma vez Marte. Ficavam muito distantes um do outro, no meio do céu, e em volta havia milhões de planetas e de galáxias. Os homens que moravam na Terra queriam alcançar Marte e os outros planetas: mas estavam tão longe! De qualquer forma eles fizeram o possível. Primeiro lançaram satélites que giravam em volta da Terra durante dois dias e depois voltavam. Depois lançaram foguetes que também giravam em volta da Terra, mas, em vez de voltar, escapavam da atração terrestre e se perdiam no espaço infinito. Primeiro colocaram cães nos foguetes: mas os cães não sabiam falar, e pelo rádio só transmitiam “au-au”. E os homens não entendiam o que eles tinham visto e onde haviam chegado. No fim encontraram homens corajosos que queriam ser astronautas. O astronauta se chamava assim porque partia para explorar o espaço infinito, com os astros, os planetas, as galáxias e tudo aquilo que existe em volta. Os astronautas partiam sem saber se iriam voltar. Queriam conquistar as estrelas para que um dia todos pudessem viajar de um planeta para outro, porque a Terra tinha ficado muito apertada e os homens aumentavam dia a dia. Uma bela manhã partiram da Terra, de três pontos diferentes, três foguetes. No primeiro tinha um americano, que, assobiava alegremente uma musiquinha de jazz. No segundo tinha um russo, que cantava com voz profunda “Volga, Volga”. No terceiro tinha um chinês, que cantava uma bela canção, que aos outros dois parecia desafinada. Cada um dos três queria ser o primeiro a chegar em Marte, para mostrar que era o melhor. Na verdade o americano não gostava do russo e o russo não gostava do americano, e o chinês desconfiava dos outros dois. E isto porque o americano, para dizer bom dia, dizia: “how do you do” e o russo dizia 3дpacтвyйte e o chinês dizia bom dia em chinês. Por isso não se entendiam e se achavam diferentes. Mas como todos os três eram muito bons, chegaram a Marte quase no mesmo tempo. Desceram das astronaves, de capacete e macacão espacial...  e encontraram uma paisagem maravilhosa e inquietante: o solo era sulcado por longos canais cheios de uma água verde-esmeralda. Havia estranhas árvores azuis com pássaros jamais vistos, com plumas de cor estranhíssima.  No horizonte se viam montanhas vermelhas que mandavam estranhos reflexos. Os astronautas olhavam a paisagem, olhavam-se uns aos outros e cada um ficava no seu canto, um desconfiado do outro. Depois chegou a noite. Havia em volta um estranho silêncio, e a Terra brilhava no céu como se fosse uma estrela longínqua. Os astronautas se sentiam tristes e perdidos, e o americano, na escuridão, chamou a mãe. Disse: “Mommy..”. E o russo disse: “Mama”. E o chinês disse: “Ma-ma”. Mas logo entenderam que estavam falando a mesma coisa e tinham os mesmos sentimentos. Assim um sorriu para o outro, se aproximaram, acenderam juntos uma bela fogueira, e cada um cantou as músicas de sua terra. Então criaram coragem e, esperando a manhã, aprenderam a se conhecer.


Após a leitura, peça que ilustrem a história lida. Dê papel branco, hidrocor, papel colorido, tesoura e cola. Use as ilustrações para que falem sobre o texto, pedindo que expliquem a interpretação que fizeram dele.
Em seguida, apresente tiras coloridas com as seguintes frases e faça as seguintes perguntas:
Os astronautas viajaram para o espaço.
Quem realiza a ação da oração? ______________________________________________________________
O que se fala daquele que realiza a ação da oração? ______________________________________________
Os cientistas estudaram o espaço.
Quem realiza a ação da oração? ______________________________________________________________
O que se fala daquele que realiza a ação da oração? ______________________________________________
Naquela semana, os cachorros foram ao espaço.
Quem realiza a ação da oração? ______________________________________________________________
O que se fala daquele que realiza a ação da oração? ______________________________________________
O americano sentia saudades.
Quem realiza a ação da oração? ______________________________________________________________
O que se fala daquele que realiza a ação da oração? ______________________________________________
Aquele astronauta russo decolou ontem.
Quem realiza a ação da oração? ______________________________________________________________
O que se fala daquele que realiza a ação da oração? ______________________________________________
Anote a atividade no caderno registrando também a nomenclatura relativa ao exercício realizado.

Quem realiza a ação da oração? O sujeito.
O que se fala daquele que realiza a ação da oração? O predicado.
Faça com seus alunos, também, uma busca sobre o assunto em diferentes gramáticas. Para cada grupo, dê uma gramática diferente. Peça que abram, consultem o glossário e leiam as definições encontradas. Cada grupo deve registrar usando suas palavras as descobertas feitas. Os registros podem ser apresentados e agrupado em um único registro da turma.
Assim:
O sujeito e o predicado são termos essenciais da oração, pois deles resulta a estrutura básica das orações da língua.
Sujeito: é o termo de quem ou de que se diz algo. Ex: Paula viaja muito para o nordeste. (Paula – ser de quem se fala = sujeito)
Predicado: é aquilo que se diz do sujeito. Ex: O dia encerra-se triste. (encerra-se triste – o que se fala do sujeito = predicado)
Retirado de:  http://www.meuartigo.brasilescola.com/gramatica/sujeito-predicado.htm
Desafie sua turma a construir orações destacando o sujeito e o predicado de cada uma delas. Para isso, distribua gravuras contendo diferentes cenas. Para cada gravura devem ser elaboradas 5 frases.
Sugestões:
1)


Retirado de: http://www.cantodoescritor.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4633&catid=39:poesias&Itemid=69
a) A menina olha seus pés.
b) Ela anda descalça.
Entre outras.
2)


Meninos brincando, tela pintada por Portinari em 1955 (fotos: Projeto Portinari).
Retirado de: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2003/140/portinari-o-menino-que-completa-cem-anos/portinari-o-menino-que-completa-cem-anos-0
a) Os meninos brincam na rua.
b) O cavalo olha para o céu.
Após a correção das orações, peça que os alunos troquem as frases e retirem o sujeito e o predicado.
Recursos Complementares

Para estudar: http://www.brasilescola.com/gramatica/sujeito-e-predicado.htm
Avaliação

Avalie todo o processo de aprendizagem.
Use a construção das frases e a retirada dos sujeito e do predicado das frases.


Introdução ao estudo de sujeito e predicado
Objetivos: Desenvolver uma definição adequada para sujeito e predicado, saber distinguir e identificar os dois termos.

Conteúdo: Sujeito e predicado

Métodos/ estratégias: Os alunos deverão se organizar em círculo. O professor enunciará ordens que deverão ser praticadas pelos alunos indicados. Por exemplo: "Os alunos de tênis branco trocam de lugar." As frases vão sendo escritas no quadro-negro. Sugestões de frase:

Os baixinhos levantam as mãos.

Os gremistas dão um rodopio.

Os colorados batem palmas.

Todas as meninas desfilam na sala.

Os alunos com óculos escrevem seu nome no quadro.

Os meninos de calça preta e as meninas de blusa branca se cumprimentam.

Subam na cadeira aqueles que se consideram magros.


Os alunos devem continuar, criando suas próprias frases, até que todos tenham elaborado uma ou, sendo uma turma grande, até que a atividade se esgote.

A professora apresenta as frases enunciadas por ela no quadro (ou retroprojetor, cartaz, etc.), já deixando com alguma separação entre sujeito e predicado. Deverá então fazer perguntas, direcionando para a conclusão da diferença entre os dois termos. Sugestões de perguntas:

- O que tem em comum esses conjuntos de palavras que aparecem no início das frases que trabalhamos (referindo-se ao sujeito)?

- Elas podem estar indicando quem deveria agir na tarefa?

- E o restante da frase apresenta algo em comum entre elas?

- Elas diziam o que deveríamos fazer, ou seja, era a ação praticada?

- Essa palavra “ação” lembra alguma classe gramatical?

- Em qual parte da frase aparece o verbo?

- Então o verbo faz parte do predicado?

- Então todas as frases apresentadas são, na verdade, uma oração?

A professora, com ajuda dos alunos, deve construir um significado para sujeito e predicado e anotar no quadro negro.


Na sequência, é importante oferecer exercícios de identificação de sujeito e predicado.

Sugestões de exercícios:


- Ligar sujeito ao predicado conforme o sentido das orações;

- Separar sujeito e predicado;

- Completar com um sujeito ou predicado;

- Desembaralhar orações e identificar o que é sujeito e o que é predicado;

- Identificar o verbo nas orações...


Recursos: Quadro-negro ou outro

Avaliação: O fato de os alunos conseguirem ajudar a construir um conceito para os termos já indica o sucesso da atividade. No entanto, é recomendável que se faça exercícios ao final para que se tenha ideia do nível de entendimento da turma e da sua habilidade para reconhecer e utilizá-lo de forma adequada, bem como identificar quais alunos ainda apresentam dificuldades. Por essa razão, a correção deve servir como mais um momento de aprendizado.


exercícios no racha cuca
http://rachacuca.com.br/quiz/58100/sujeito-e-predicado-i/

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