quarta-feira, 20 de novembro de 2013

gabaritos

CONCORDÂNCIA NOMINAL - GABARITO
__________________________________________________________________
 Da Primeira Parte

O1. Salvo os doentes, os demais partiram.
02. Exceto os dois menores, todos entram.
03. Todos estão salvos, exceto o barqueiro.
O4. V. Exa. está enganado, senhor vereador.
05. Meu filho emagrecia a [olhos vistos / olho visto].
06. Mais amor menos confiança.
07. Hoje temos menos lições.
08. Esperava menos pergunta na prova.
09. Fiquem alerta rapazes.
10. Elas estão alerta.
11. Os militares estão alerta.
12. Os guardas estavam alerta.
13. Muito obrigadas disseram elas.
14. Muito obrigada disse a mulher comovida.
15. Os rapazes disseram somente muito obrigados.
16. As meninas me disseram obrigadas.
17. A menina me disse obrigada.
18. João ficara a sós.
19. Eles não se sentiam bem quando ficavam sós.
20. Eles ficaram sós depois do baile.
21.  ela faria as lições.
22. Permitam-me que eu as deixe sós.
23. Maria passeou  pelo bosque.
24.  os dois enfrentaram a fera.
25. Pedro e Maria viajaram sós.
26. Vocês  fizeram isso?
27. As viagens ao nordeste estão caras.
28. A decisão me custou muito caro.
29. As camisas estão caras.
30. Estas casas custam caro.
31. As mordomias custam caro.
32. Esta viagem sairá cara.
33. As peras custam caro.
34. Aquelas mercadorias custaram caro.
35. Os mamões custaram muito caro.
36. As mercadorias eram baratas.
37. Os mamões ficaram caros.
38. Aquela decisão me custou muito caro.
39. Os computadores custam caro.
40. É necessário muita fé.
41. É necessária a ação da polícia.
42. A maçã é boa para os dentes.
43. É permitido entrada de crianças.
44. A lealdade é necessária.
45. Água é bom para rejuvenescer.
46. É proibido conversas no recinto.
47. É proibida a entrada neste recinto.
48. Bebida alcoólica não é bom para o fígado.
49. A maçã é boa para os dentes.
50. É proibida a permanência de veículos.
51. Água de melissa é muito bom.
52. Não é permitida a entrada de crianças.
53. É necessária a virtude dos bons.
54. Coalhada é bom para a saúde.
55. A coalhada dessa padaria é boa.
56. Bebida alcoólica não é permitido.
57. Esta aveia é boa para a saúde.
58. Pimenta é bom para tempero.
59. É proibida a caça nesta reserva.
60. É proibido entrada.
61. A pimenta é boa para tempero.
62. Água tônica é bom para o estômago.
63. Seu pai já está quites com o meu?
64. Eles já estavam igualmente quites.
65. Estou quite com as crianças.
66. Vocês estão quites com a mensalidade?
67. Estou quite com a tesouraria.
68. Eles estão quites com a mensalidade.
69. Ela está quite com você?
70. As duplicatas anexas já foram resgatadas.
71. Seguem anexas as faturas.
72. Seguem inclusas a carta e a procuração.
73. Os processos estão inclusos na pasta.
74. Em anexo vão os documentos.
75. Segue anexa a biografia que pediu.
76. As certidões anexas devem ser seladas.
77. Está inclusa na nota a taxa de serviços.
78. Está inclusa a comissão.
79. A lista vai anexa ao pacote.
80. Os cheques estão anexos aos documentos?
81. Os documentos vão inclusos na carta.
82. Seguem anexas três certidões®Sérgio.



CONCORDÂNCIA VERBAL - GABARITO
________________________________________
Da Segunda Parte

01. O pessoal não gostou da festa.
02. A turma gostou da aula de ontem.
03. Metade dos alunos fez ou fizeram o trabalho.
04. Um bloco de foliões animava(am) a festa.

05. Uma porção de índios surgiu(ram) do nada.
06. Um bando de pulhas saqueou(aram) as casas.
07. A maior parte dos recursos se esgotou(aram).
08. O povo aclamou o candidato.
09. A multidão invadiu o campo.
10. Os Estados Unidos são um país rico.

11. Minas Gerais é um belo estado.
12. Os Andes ficam na América do Sul.
13. A maior parte dos carros tinha(m) defeitos.

14. O bando fuçava a casa deserta.
15. A maioria está contra o aumento do pão.
16. O Amazonas corre para o mar.
17. Os Lusíadas tornaram Camões imortal.
18. Os Imigrantes agradou os telespectadores.
19. Os Três Mosqueteiros são de Alexandre Dumas.
20. Vossa Excelência agiu com moderação.
21. Vossa Senhoria está melhor agora?
22. Vossa Senhoria me entendeu mal.
23. Vossa Excelência se enganou.
24. Vossa Senhoria continua zangado comigo?
25. Os cardumes subiam o rio.
26. Metade das laranjas estava(am) podre(s).
27. A multidão vociferava ameaças.
28. Uma equipe de policiais prendeu(ram) os ladrões.
29. Chegava à multidão de passageiros.
30. Mais de mil pessoas acertaram na loteria.
31. Mais de um avião caiu este mês.
32. Mais de um jogador se xingavam (ação recíp.).
33. Mais de um funcionário foi exonerado.
34. Mais de um político se desacataram (ação recíp.).
35. Minhas férias é um período de descanso.
36. Frases é o sujeito da oração.
37. Lágrimas é coisa que ele não tem.
38. Itens nuca teve acento gráfico.
39. Nenhum de nós sabia disso.
40. Alguns de nós viveremos ou viverão até lá.
41. Quais de vocês me fariam esse favor.
42. Nenhuma de nós a viu.
43. Somos nós quem leva(mos) o prejuízo.
44. Foram eles quem escreveu(ram).
45. Fomos nós que pichamos o muro.
46. Fui eu que espalhei os boatos.
47. Fui eu quem enviou ou enviei.
48. Montes Carlos fica em Minas Gerais.
49. Minas Gerais possui grandes jazidas.
50. Vassouras é uma cidade fluminense.
51. Cravinhos é uma cidade limpa.
52. Quantos de nós sabem(os) a verdade?
53. Alguém dentre vós é culpado.
54. Quais de nós viajaremos ou viajarão contigo?
55. Qual de vocês me faria esse favor.
56. Algum deles viverá até lá.
57. Qual de nós agiu com justiça?
58. Perto de mil crianças estão desaparecidas.
59. Devem ter fugido mais de vinte presos.
60. Sou eu que duvido.
61. Fui eu que preparei o almoço.
62. Fomos nós que pichamos o muro.
63. Sou eu quem paga(o).
64. Foste tu que saíste.
65. Fostes vós quem falou(astes).
66. Eram elas quem fazia(m) a limpeza.
67. Paulo é um dos que mais estuda(m).
68. Ele foi um dos que mais falou(aram).
69. Mais de um aceno avisou-me do perigo.
70. Haja(m) vista as últimas obras do autor.
71. Haja(m) vista os últimos acontecimentos.
72. Haja vista aos últimos acontecimentos.
73. Vossa Alteza não tem vergonha? 
74. Uma quadrilha (coletivo) assaltou o banco.
75. Férias faz
 bem.
76. Mais de dois atletas ganharam medalhas.
77. Mais de um aluno agrediu-se.

78. Mais de um aluno, mais de um professor faltaram (repetido)®Sérgio.

Aposto e vocativo

VOCATIVO E APOSTO
___________________________
GABARITO
01. Chegou a hora da verdade, amigos. (vocativo)
02. Cuidado com o carro, seus loucos! (vocativo)
03. O senador foi à festa com a namoradaMarcia. (aposto)
04. Acorda, São Paulo. (vocativo)
05. Pedro II, ex-imperador do Brasil, foi deportado. (aposto)
06. A ordem, meus amigos, é a base do Exército. (vocativo)
07. Mario possui três filhas: Janaína, Vitória e Bruna. (aposto)
08. Obrigado, doutor. (vocativo)
09. Deus, tenha piedade de nós! (vocativo)
10. Ele me disse apenas isso: a nossa amizade acabou. (aposto)
11. Médico pobre, o Dr. Bento andava sempre a cavalo. (aposto)
12. Correi, correi, ó lágrimas saudosas! (F. Varela) (vocativo)
13. Olá, meu rapaz, isto não é vida! (M. Assis) (vocativo)
14. Pedro, meu irmão, foi eleito deputado. (aposto)
15. Fiquemos no assunto, minha gente. (vocativo)
16. Helenaa menina que encontramosestava triste. (aposto)
17. Ontemsegunda-feirapassei o dia com dor de cabeça. (aposto)
18. Ó céus, ouvi a minha prece. (vocativo)
19. Libertai-me, Senhor, de todos os males! (vocativo)
20. A morte, angústia de quem vive, ocorre ao acaso. (aposto)
21. A pesquisa analisou dois grupos: crianças e adolescentes(aposto)
22. Malandro, pare com isso! (vocativo)
23. A melhor praia de Salvador é a de São Tomé. (aposto)
24. A cidade de São Paulo é muito famosa. (aposto)
25. Vocês por aqui, meninos?! (vocativo)
26. Desejo uma única coisa: que plantem novas árvores. (aposto)
27. Vento, chuvanada o impediu de cumprir sua missão. (aposto)
28. Tenho certeza, amigos, de que isso vai acabar bem. (vocativo)
29. Ela correu durante uma hora, sinal de preparo físico. (aposto)
30. Cardoso, eu não quero contrariar você. (vocativo)
31. Dona Aida servia o patrão, pai de Marina, menina levada. (aposto)
32. Serenai, verdes mares! (A. Arinos) (vocativo)
33. Onde estão os soldados que vão desfilar, Coronel? (vocativo)
34. Parabéns, leitor. (vocativo)
35. Vejam, senhores, quem está aqui. (vocativo)
36. Guimarães Rosa, escritor, era diplomata de carreira. (aposto)
37. Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça. (aposto)
38. Cuidado com o carro seus loucos. (vocativo)
39. Acabo de ler o romance A Moreninha. (aposto)
40. Acorda, São Paulo. (vocativo)
_________________

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...