quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CDA


Carlos Drummond de Andrade: versos transformados em bordões


Convide a turma a interpretar os famosos poemas de Drummond e a identificar as figuras de linguagem utilizadas pelo autor


Objetivos
- ler e interpretar poemas de Carlos Drummond de Andrade;
- mapear as figuras de linguagem utilizadas por Drummond na construção dos textos;
- elaborar releituras de textos drummondianos;
- desenvolver a oralidade por meio da récita.

Conteúdos
- análise de poemas canônicos da literatura brasileira;
- incorporação da obra de Carlos Drummond de Andrade pelo discurso cotidiano.

Anos
Ensino Médio

Materiais necessários
- Seleção de poemas de Carlos Drummond de Andrade. Alguns deles estão disponíveis aqui
- Cópias da reportagem "E agora, José?" (Veja, 2 de outubro de 2013, 2341);
- Samba-enredo "O Reino das Palavras" (Estação Primeira de Mangueira) disponível no Youtube
- Canção " José?", de Paulo Diniz. Letra e áudio disponíveis aqui
- Computador com acesso à internet e caixa de som ou CD player.

Tempo estimado
10 aulas

Introdução
O contato com obras tão importantes como as do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade contribui para a formação do repertório de um bom leitor. No Brasil, não houve poeta do século 20 mais incensado pela crítica do que Drummond. Sua obra abarca várias décadas de produção e está marcada por diferentes fases. Nesse sentido, é interessante aproximar de forma gradual o aluno do Ensino Médio, que não é especialista em Literatura, à vasta obra do poeta.

A reportagem "E agora, José?" publicada na revista Veja relembra a morte do poeta e como foi a repercussão de sua perda na ocasião. O autor da matéria observa no texto que tamanha repercussão  talvez não se repetisse nos dias de hoje. A reportagem também destaca que alguns versos de Drummond, como "E agora, José?" ou "Tinha uma pedra no meio do caminho", foram incorporados à expressão cotidiana do brasileiro, embora nem sempre os falantes tenham lido esses poemas ou conheçam o contexto desses versos. 

Professor, o estudo dos gêneros literários é tema recorrente nos programas de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Médio. Aproveite para incluir a análise de poemas de Carlos Drummond de Andrade no estudo do gênero lírico.


Desenvolvimento
1ª etapa 
Comece o estudo da obra de Drummond mostrando o quanto a palavra poética do escritor, apesar de extremamente sofisticada, ganhou popularidade. Mostre aos alunos que o poeta foi tema de samba-enredo "O Reino das Palavras", da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, que o homenageou quando ele ainda estava vivo em 1987.

Se possível, toque o samba-enredo para a turma. Em conjunto com os alunos, analise a letra da música e destaque as obras drummondianas mencionadas no samba.

2ª etapa
Faça uma seleção de poemas de Carlos Drummond que você considere adequados para a faixa etária e para o grau de compreensão dos seus alunos. Durante duas aulas trabalhe com a turma a leitura e a interpretação desses poemas. Não se esqueça de que os alunos do 1º ano Ensino Médio não são especialistas em literatura. Por isso, os textos mais densos de Drummond não são adequados para essa faixa etária.

Lembre-se também de que oferecer uma grande quantidade de textos não quer dizer, nesse caso, que o poeta está sendo estudado de forma aprofundada. É melhor lidar com um número limitado de poemas, mas que possam ser analisados adequadamente pelo grupo.

Como sugestão de textos a serem trabalhados em classe, indicamos: "No Meio do Caminho", "Congresso Internacional do Medo", "Confidência do Itabirano", "Mãos Dadas" e "Mundo Grande". Encerre esta etapa com a versão musicada do poema "José?", na voz de Paulo Diniz.
3ª etapa 
Após o estudo e interpretação de alguns poemas de Drummond, vale a pena levantar com os alunos os procedimentos estéticos adotados pelo autor para construir sua proposta poética. Como essa análise pode ser bastante exaustiva, vale a pena focar em um ponto de interesse: o levantamento das figuras de linguagem utilizadas pelo autor e como elas ajudam a criar sentidos por ele pretendidos. Divida a turma em grupos e peça que os alunos realizem a análise formal dos poemas, destacando as figuras de linguagem presentes nos textos. Depois, cada grupo apresentará à classe os resultados de suas reflexões.

4ª etapa  
Leia com a turma a reportagem de Veja sobre Carlos Drummond de Andrade. Com base na observação de que alguns versos dos poetas estão presentes na fala popular, convide os alunos a produzirem individualmente textos em verso em que utilizem algumas das famosas passagens do autor, elaborando dessa forma releituras do grande poeta mineiro.

5ª etapa 
É chegada a hora de desenvolver a oralidade da classe. A récita de poemas, atividade atualmente deixada em segundo plano nas aulas de Língua Portuguesa, pode e deve ser estimulada. Organize com os alunos um "Sarau Drummond", oportunidade na qual cada um poderá recitar o poema que produziu na etapa anterior. Dessa maneira, o estudante poderá partir da leitura de poemas canônicos e compartilhar sua produção com o grupo.

Avaliação
A avaliação será feita em duas vertentes: primeiro, o professor deve aferir a qualidade das análises produzidas em sala de aula, em relação à forma e também ao conteúdo dos poemas de Drummond; em segundo lugar, devem ser levadas em consideração as etapas referentes à produção de textos e a récita no sarau.
Consultoria Jorge Luiz Marques de Moraes
Professor do Colégio Pedro II. Rio de Janeiro (RJ)

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