sábado, 16 de fevereiro de 2013

Hífen


Novo acordo ortográfico: quando não usar o hífen


O uso das regras será obrigatório a partir de janeiro de 2012

Universia Brasil vai dar uma mãozinha com o uso do hífen. Confira as nossas dicas:

# Prefixo terminado em vogal diferente da vogal com que se inicia a segunda palavra (semiaberto, autoescola, infraestrutura).

# Prefixo terminado em vogal e segunda palavra iniciada por consoantes diferentes de “r” e “s” (anteprojeto, autopeça, seminovo). Mas atenção, o prefixo “vice” mantém-se com hífen (vice-presidente, vice-rei).

# Prefixo terminado em vogal e segunda palavra iniciada pelas consoantes “r” e “s”, porém com a repetição delas (antissocial, minissaia, contrarregra).

# Prefixo terminado por consoante com a segunda palavra iniciado por vogal (hiperativo, interestadual, superaquecimento).


Quando usar:

 Prefixos com a segunda palavra iniciada por “h” (anti-higiênico, sobre-humano, super-homem). A exceção fica por conta da palavra subumano, que perde o “h”.

# Prefixos terminados por vogal com a segunda palavra iniciada pela mesma vogal (anti-inflamatório, contra-ataque, micro-ondas).

# Prefixos terminados por consoantes com a segunda palavra iniciada pela mesma consoante (hiper-racial, super-romântico, sub-bibliotecário).

# Prefixo “sub” diante de palavras iniciadas por “r” (sub-região, sub-raça).

# Prefixos: ex, sem, além, recém, pós, pré. (além-mar, ex-aluno, recém-casado).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...