terça-feira, 1 de maio de 2012

Projeto Poesia

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA JUSTIFICATIVA

 Levar o aluno a conhecer o gênero poema , buscando uma contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita, melhorando suas estrategias de compreensão e desenvolvendo uma relação mais solida com o saber e a cultura.

 OBJETIVO GERAL Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas.


 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  Resgatar e valorizar a cultura da comunidade
  Avaliar e ampliar o repertorio de poemas conhecimentos pelos alunos
  Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
  Conhecer e sistematizar informações sobre as características de um poema: versos, estrofes, ritmos, rima e repetição.
  Conhecer alguns poetas e poemas consagrados da literatura brasileira.
 Descobrir a importância de ouvir e de dizer poemas.
  Despertar o prazer pela leitura de poemas.
  Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.
  Recitar poesia explorando os recursos existentes.
  Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
  Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos.
  Resgatar sentimentos e valores.

 CRONOGRAMA –
 1º semestre
 -Apresentação do Projeto Poesia na Escola.
 -Listar os autores preferidos da turma.
 -Seleção de poemas.
 -Roda de leitura.
 -Conversando sobre poesia.
 -Poemas de autoria de poetas brasileiros.
 -Confecção de murais.
 -Declamação de poesia.
 -Produção de poesia.
 -Sarau.

 METODOLOGIA: ESTRATÉGIAS
 Apresentação do Projeto aos alunos incentivando a participação de cada um.

 Ponto de partida:
conversa com os alunos sobre poesia, procurando saber se conhecem alguns poemas.
 Descobrir o que os alunos e as pessoas da comunidade já conhecem sobre poemas para ampliar o repertório.
 Coletar poemas que a comunidade conhece.
 Construção de um mural. Leitura dos poemas.
 Instigar os alunos a pensar, trocar idéias, tirar conclusões, buscar informações, coordenar e aquecer um debate.
 Uso da coletânea de poemas de Olimpíada de língua Portuguesa.
  Audição de poemas.
 Organizar e sistematizar as observações.
  Planejar atividades para abordar alguns dos conteúdos de ensino de língua portuguesa em oficinas.
  Apresentar a situação de produção.
  Escrita do primeiro poema de autoria do aluno para avaliar seu conhecimento e possíveis dificuldades .  Os alunos irão se organizar para recitar poemas em voz alta.
  Conhecimento da estrutura do poema: rimas, versos, estrofes e repetição.
  Figuras de linguagem ( comparação, metáfora e personificação)
  Recursos de linguagem oral e escrita
  Trabalho com quadrinhas divertidas e trava-línguas.
  Construção de uma poema coletivo com o título: o lugar onde vivo (ajudar os alunos a se inspirar na realidade que os cerca)
  Convidar algum poeta para conversar com os alunos.
  Apresentação dos alunos.
  Fazer uma lista dos autores preferidos pelos da turma.
  Seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos
.  Organizar roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor.
 Apresentação de poesia de autores escolhidos pela turma.
  Conhecer poemas consagrados da literatura brasileira ( pesquisa – internet e ou/ sala de multimeios)
  Declamação de poesias.
  Organização de um murais com os poetas brasileiros ( Vida e Obra).
  Escolher uma poesia para declamar durante o sarau.
 Inscrição para o sarau.
  Sarau

 – participação dos alunos, pais e comunidade.

 EQUIPE DE TRABALHO
 Nós, professoras estaremos a frente de toda a orientação, desenvolvimento e execução do projeto. Assim, acreditamos que os alunos sentirão mais segurança para participar de todas as atividades propostas.

AVALIAÇÃO

 A avaliação Projeto Poesia na Escola acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise de poesia, confecção de murais e apresentação do SARAU.

 MATERIAIS UTILIZADOS
  folhas de cartolina
  mural para cartazes e textos.
  Coletânea de poemas.
  Cd – rom de poemas
  aparelho de som
  cópias de poemas diversos
  imagens
  filme: sociedade dos poetas mortos

 PRODUTO FINAL

 Sarau com café com a participação dos pais Convidar os pais e a comunidade escolar para apresentação de poemas escritos pelos alunos e outros que serão declamados de autores consagrados.
 Essa é a hora de celebrar a conquista de todos.

 PASSEIO AO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA COMPLEMENTAR O PROJETO 

Alguns poemas que serão trabalhados:
 Tem tudo a ver - Elias José O buraco do tatu – Sérgio Caparelli
O leão – Vinícius de \Moraes
 Quadras ao gosto popular – Fernando Pessoa
Cidadezinha – Mário Quintana
 Rimas e Quadras – Diversos autores
 Meus oitos anos – Casimiro de Abreu
 As Marias do meu lugar – Carlos Victor Dantas Araújo
 Milagre do Corcovado – Angela Leite de Souza
 A valsa – Casimiro de Abreu
 Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz – Otávio Roth
 Trava- línguas – domínio público
 Alma cabocla – Paulo Setúbal
 Livros e flores – Machado de Assis
 convite – José Paulo Paes
 Poemas de Carlos Drummond de Andrade

 Anexo alguns poemas

 Infância

 Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
 Minha mãe ficava sentada cosendo.
 Meu irmão pequeno dormia.
 Eu sozinho menino entre mangueiras lia a história de Robinson Crusoé,
 comprida história que não acaba mais.
 No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu a ninar
 nos longes da senzala – e nunca se esqueceu
 chamava para o café.
 Café preto que nem a preta velha
 café gostoso café bom.
 Minha mãe ficava sentada cosendo olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
 Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
 Lá longe meu pai campeava
 no mato sem fim da fazenda.
 E eu não sabia que minha história
 era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
 Carlos Drummond

 Trabalhando o poema

 1- Leitura:
 * em silêncio pelos alunos ( individual)
 * em voz alta por algum aluno que o queira fazer
 * em voz alta pela professora

 2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)
* leitura das formas diferenciadas acima
 3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.
 4- O que significa a palavra : cosendo.
 5-Escreva um poema sobre a sua infância
 6- Ilustre seu poema.
 7- Montar mural.

 Tem Tudo a Ver

 A poesia tem tudo a ver
 com tua dor e alegrias,
 com as cores, as formas, os cheiros,
 os sabores e a música do mundo.

 A poesia tem tudo a ver
 com o sorriso da criança, o diálogo dos namorados,
 as lágrimas diante da morte, os olhos pedindo pão.

A poesia tem tudo a ver
com a plumagem, o vôo e o canto,
 a veloz acrobacia dos peixes,
as cores todas do arco-íris, o ritmo dos rios e cachoeiras,
 o brilho da lua, do sol e das estrelas,
a explosão em verde, em flores e frutos.

 A poesia — é só abrir os olhos e ver —
 tem tudo a ver com tudo.

 Elias José

 Trabalhando a poesia
 1- Leitura:
 * em silêncio pelos alunos ( individual)
* em voz alta por algum aluno que o queira fazer
 * em voz alta pela professora
 2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)
 * leitura das formas diferenciadas acima
 3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.
 4- O que significa a palavra : ritmo.
 5- O que a palavra “ poesia” faz você lembrar? Por quê?
 6- Escreva uma poesia sobre como você gostaria que o mundo fosse .
 7- Ilustre sua poesia.
 8 – Existe diferença entre poema e poesia. Pesquise.
 9- Montar mural, sobre a pesquisa entre as diferenças: poema x poesia e como gostariam que o mundo fosse.

 O Menino Azul
 ~~~~~~~~~~~~~~~~
 O menino quer um burrinho
 para passear.
 Um burrinho manso,
 que não corra nem pule,
 mas que saiba conversar.

 O menino quer um burrinho
que saiba dizer o nome dos rios,
 das montanhas, das flores,
 — de tudo o que aparecer.

 O menino quer um burrinho
 que saiba inventar histórias bonitas
 com pessoas e bichos
 e com barquinhos no mar.

 E os dois sairão pelo mundo
 que é como um jardim
 apenas mais largo
 e talvez mais comprido
e que não tenha fim.
(Quem souber de um burrinho desses,
 pode escrever
 para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)

 Cecília Meireles

 Trabalhando o poema

 1- Leitura:
 * em silêncio pelos alunos ( individual)

 * em voz alta por algum aluno que o queira fazer
 * em voz alta pela professora
 2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)
 * leitura das formas diferenciadas acima
 3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.
 4- O que significa a palavra : manso.
 5- O menino azul era um garoto inteligente? Porque?
 6- Escreva um poema sobre algo que você gostaria de ter.
 7- Ilustre seu poema.
 8- Montar mural.

 O relógio
 ~~~~~~~~~~
 Passa, tempo, tic-tac
 Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac Tic-tac
, e vai-te embora
 Passa, tempo
 Bem depressa
Não atrasa
 Não demora
 Que já estou
 Muito cansado
Já perdi
 Toda a alegria
 De fazer
 Meu tic-tac
 Dia e noite
 Noite e dia
 Tic-tac Tic-tac
 Tic-tac . . .

 Vinicius de Moraes

 Trabalhando o poema
 1- Leitura:
 * em silêncio pelos alunos ( individual)
 * em voz alta por algum aluno que o queira fazer
 * em voz alta pela professora
 2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)

* leitura das formas diferenciadas acima
 3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.
 4- O que significa a palavra : tic-tac.
 5- Porque o relógio esta muito cansado ?
 6- O que lhe deixa cansado(a) ?
 7- O que são onomatopeias? 8- Crie uma onomatopeia.
 9- Ilustre seu poema.
 10- Montar mural.

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