segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

carta a Antonie Saint-Exupery



Caro Sr Antonie,

Era véspera de Natal, momento de reflexão, e eu estava refletindo sobre minhas atitudes nesses dias, pensando em um amigo que magoei e que precisava reconciliar-me e é claro que não sabia como, já que estava com medo de não ser perdoada, sou uma pessoa difícil de convivência às vezes. Estava sentada na beira da praia e olhando para o infinito, ou melhor, para o nada quando o avistei, em princípio não gostei da idéia de ter companhia, ainda mais de criança, não gosto muito de crianças, elas são muito inquisidoras, querem saber de tudo, ter respostas para tudo e eu não tenho muita paciência. Mas esta, vinha andando tranquilamente olhando tudo a sua volta como se estivesse procurando algo ou alguém.
Comecei observá-la, era um menino loiro, magricela e chamou-me atenção a capa que estava usando, lembrou-me o pequeno príncipe e pensei que ele devia conhecer a história e estava imitando-o, criança gosta muito disso, mas esse personagem não era de seu tempo para ele gostar e imitar.
Ele foi aproximando-se de mim e olhou-me pela primeira vez, nossa que olhos... que sorriso... e os cabelos? Cabelos de ouro como o pequeno príncipe, que eu adoro, simpatizei-me com ele na hora e perguntei:
_ Pequeno príncipe, o que estás fazendo aqui?
Não respondeu-me, continuou olhando em volta.
_ Está procurando alguma coisa, pequeno príncipe?
Ele olhou-me surpreso e disse:
_ Você me conhece? Eu não te conheço, como você pode me conhecer?
Entrei na brincadeira, pois pensei que ele estivesse adorando ser confundido e crianças acreditam em suas fantasias.
_ Claro, sei até de sua rosa, de seu carneiro, de seu amigo aviador, da raposa...
_ Sabe como eles estão? Onde eles estão? Meu amigo aviador e minha amiga raposa? Sabe? Sabe? – perguntou-me ansioso
_ Não, não sei. Pensei que você soubesse...
_ Não sei, estou procurando-os e não os encontro. Estou preocupado, preciso encontrá-los, você me ajuda a encontrá-los?
_Ora, por que precisa encontrá-los se foi você mesmo que os abandonou? – alfinetei-o a minha maneira e pensando no meu caso de magoar as pessoas e depois correr atrás delas.
_ Preciso encontrá-los – disse ele como se não tivesse me escutado _ mas eles não devem estar por aqui, não foi aqui que eu os deixei, você me ajuda a encontrá-los?
_ Por que precisa encontrá-los?
_ Como foi que cheguei aqui? Não pensei que estivesse andado tanto... Preciso pensar... Quando os deixei, fui ver minha rosa, ela está protegida agora... preciso contar isso a eles... Amigos precisam saber de nós, de nossas coisas, de nossa vida e precisamos saber deles, saber como eles estão, deixá-los felizes... Eu estava estupefada com o que ele dizia, e aquela última frase então... eu já conhecia.. ele já havia dito para o aviador essa mesma frase. Continuei calada e ele continuava falando:
_ ... criamos laços... temos necessidade um do outro, como disse a raposa... Mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração...
Eu estava muda, olhando boquiaberta, pensando que havia enlouquecido. Como poderia eu estar vendo o pequeno príncipe, ele era fictício, eu não poderia vê-lo jamais, então pela primeira vez, desmaiei. Quando acordei olhei apressada para os lados e nada vi, mas tive certeza que ele voltou e agora digo emocionada a você, Antonie, ele voltou e vai encontrá-lo.
Aguardo notícias
M


TRABALHO DE PESQUISA

Biografia é a descrição da vida de uma pessoa.

Este trabalho que vais realizar é sobre a biografia de um

autor que já ouviste falar e que vais conhecer melhor

durante este ano lectivo.

O seu nome é:

_________________________________________________________________

Data de nascimento ________________________________________________

Local de nascimento ________________________________________________

Acontecimentos importantes da sua vida ________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Obras publicadas ___________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Exemplo:

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger de Saint-Exupéry (29 de Junho de 1900, Lyon - 31 de Julho de 1944, Mar Mediterrâneo) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial.

Faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy. Em 3 de Novembro, em homenagem póstuma, recebeu as maiores honras do exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilómetros da costa de Marselha. Seu corpo jamais foi encontrado.

Suas obras foram caracterizadas por alguns elementos em comum, como a aviação, a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais da França e outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França.

No entanto, deve-se dar uma atenção a este último, O pequeno príncipe (O Principezinho, em Portugal) (1943), romance de maior sucesso de Saint-Exupéry. Foi escrito durante o exílio nos Estados Unidos e para muitos era difícil imaginar que um livro assim pudesse ter sido escrito por um homem como ele.

O pequeno príncipe é uma obra aparentemente simples, mas, apenas aparentemente. É profunda e contém todo o pensamento e a "filosofia" de Saint-Exupéry. Apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geómetra, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. O pequeno príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois activos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranquilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.

É uma obra que nos mostra uma profunda mudança de valores, que ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão. Nós nos entregamos a nossas preocupações diárias, nos tornamos adultos de forma definitiva e esquecemos a criança que fomos.

Principais Obras

Citações de ou sobre: Antoine de Saint-Exupéry.

  • "O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direcção."
  • "Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo."
  • "Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra."
  • "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
  • "O significado das coisas não está nas coisas em si, mas sim em nossa atitude com relação a elas."
  • "O homem é, acima de tudo, aquele que cria."
  • "O essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração."

Avaliação - Pequeno Príncipe

1. O livro “O Pequeno Príncipe”, é um livro escrito pelo autor e jornalista, Antoine de Saint-Exupéry, de acordo com as informações referidas ao autor é correto dizer que a nacionalidade dele era:

a- Italiano
b- Brasileiro
c- Japonês
d- Francês

2- Antoine de Saint-Exupéry, além de escritor e jornalista era :
a- cozinheiro
b- piloto de avião
c- marinheiro
d- ambientalista

3- Certa vez, quando tinha seis anos, vi num livro sobre a Floresta Virgem, "Histórias Vividas", uma imponente gravura. Representava ela uma ______________ que engolia uma fera. Eis a cópia do desenho. Dizia o livro: "____________ __engolem, sem mastigar, a presa inteira. Em seguida, não podem mover-se e dormem os seis meses da digestão." Complete os espaços a cima com as informações do livro:

a. jibóia, as jibóias
b. chapéu, os chapéus
c. elefante, os elefantes
d. cobra, as cobras

4- "Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo.
Responderam-me: "Por que é que um chapéu faria medo?" O desenho do menino era:

a- uma jiboia digereindo um porco
b- uma jiboia digerindo um tigre
c- uma jiboia digerindo um elefante
d- uma jiboia digerindo folhas

5- Leia o trecho abaixo e descubra o nome do planeta de onde o Príncipe veio: “ Tenho sérias razões para supor que o planeta de onde vinha o Príncipe era o______________________. Esse asteróide só foi visto uma vez ao telescópio, em 1909, por um astrônomo turco.

a- asteroide B 600
b- asteroide B 621
c- asteroide B 612
d- asteroide B 662

6- Leia o trecho a seguir e descubra com quem o Pequeno Príncipe está dialogando;

“- Ah ! eu acabo de despertar. . . Desculpa... Estou ainda toda despenteada...
O principezinho, então, não pôde conter o seu espanto:
- Como és bonita!”

a- com uma pedra
b- com um menino
c- com uma menina
d- com uma flor

7- De acordo com o texto, o segundo planeta era habitado por:

a- vaidoso
b- um despreocuapado
c- uma rosa
d- pelo Pequeno Príncipe

8- De acordo com o livro é corrreto dizer que os vaidosos só ouvem quando:

a- são criticados
b- são elogiados
c- são largados
d- ridicularizados

9- O terceiro planeta visitado pelo Pequeno Príncipe era habitado por um:

a- médico
b- um caçador de raposa
c- um bêbado
d- um professor

10- Leia o trecho a seguir e descubra quais elementos indicam que o terceiro planeta era habitado por um bêbado:

“Que fazes ai? perguntou ao bêbado, silenciosamente instalado diante de uma coleção de garrafas vazias e uma coleção de garrafas cheias.”

a) garrafas apenas vazias
b) garrafas apenas cheias
c) garrafas vazias e cheias
d) charutos e cigarros

11- “Eu bebo, respondeu o bêbado, com ar lúgubre.
- Por que é que bebes? perguntou-lhe o principezinho.
- Para esquecer, respondeu o beberrão”

a) o bebado bebia para esquecer que bebia
b) o bebado bebia para esquecer seu amor
c) o bebado bebia para esquecer que exsitia
d) o bebado bebia por prazer

12- O quarto planeta visitado pelo Pequeno Príncipe era habitado por:

a) um homem pobre
b) um homem de negócio
c) um alienígena
d) uma formiga

13- O quinto planeta era o mais curioso, quem habitava esse planeta era:
a) um lampião
b) um acendedor de lampiões
c) uma lampião e um acendedor de lampiões
d) ninguém habitava nele

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...